Nascia São Teotónio

18 Fevereiro 1082

O Dia de São Teotónio celebra-se a 18 de fevereiro.

São Teotónio foi o primeiro santo português. Nasceu em Valença em 1082 e faleceu em Coimbra em 1162, precisamente no dia 18 de fevereiro, dia em que é celebrado. Foi canonizado no ano seguinte à sua morte.

Nascido numa família nobre do Alto Minho, Teotónio foi uma alta figura na sociedade portuguesa, sendo amigo e aliado de Afonso Henriques, tendo ajudado a destronar a Infanta Dona Teresa de Leão, a qual terá excomungado, assegurando-lhe que “a única Senhora digna desse Título era a Nossa Senhora.”

Foi um dos fundadores do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde foi prior e onde foi sepultado, perto do amigo Dom Afonso Henriques. Senhor de grande humildade, honestidade e de sede de justiça, recusou por duas vezes ser bispo e andou em peregrinação pela Terra Santa, sendo-lhe apontada a realização de um milagre no Mar Egeu.

São Teotónio ficou para a história como um grande reformador da vida religiosa no reino nascente de Portugal. É o padroeiro de Viseu, de Valença e de São Teotónio, em Odemira, a freguesia mais extensa de Portugal.