Nascia o Engenheiro Alemão, Hugo Junkers

3 Fevereiro 1850

Engenheiro construtor de aeronaves alemão nascido em Rheydt, Prússia, hoje Alemanha, fundador da Junkers & Co., em Dessau, Alemanha (1895), uma empresa alemã bastante conhecida por fabricar aviões utilizados pela Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, principalmente pelos Ju 87 Stuka e Ju 52 Tante Ju., e que projetou o primeiro avião de sucesso diretamente para combate (1915), e ajudou na organização de linhas aéreas de passageiros e correios.

Foi professor de engenharia mecânica em Aachen, antes de criar sua fábrica em Dessau Magdeburg e Stassfurt (1910). Fabricou monoplanos metálicos e patenteou um projecto de asas (1910) e partiu para montar sua própria indústria de aeronaves em Dessau. Fabricou seu primeiro modelo de monoplano e o chamou de J-1 Blechesel (1915), o primeiro avião feito praticamente todo em metal, o Junkers J1. O Junkers F-13, também conhecido como F 13, foi o primeiro avião totalmente metálico, sendo que seu primeiro vôo ocorreu em 25 de junho (1919) e foi vendido e urilizado em diversos países, como por exemplo Estados Unidos, Argentina, Brasil, Bulgária, Irã e Rússia.

Até o período da II Guerra Mundial foram construídos aproximadamente 330 aeronaves com inúmeras variações, desde pequenos detalhes na fuselagem até uma variação como hidroavião. Deu início da produção (1930) dos lendários Junkers 52 ou JU 52, mas cansado e doente, vendeu a Junkers & Co à Robert Bosch (1932) e morreu três anos depois, na data de seu aniversário, em Gauting, próximo a Munique.