Franco conquista Barcelona

27 Janeiro 1938

Para catalães, a queda.

Para franquistas, a vitória.

O dia 27 de janeiro de 1938 marca a conquista de Barcelona pelo exército nacionalista de Francisco Franco.

Até então dominada pelos republicanos, a capital da Catalunha caiu.

É um dos últimos capítulos da Guerra Civil Espanhola, iniciada em 1936. Ao final, Franco assumiu o poder e mergulhou o país numa ditadura de quase 40 anos.

Depois da vitória na Batalha de Ebro, o general Yague começou a investida em Barcelona em 1938. Com ajuda das tropas fascistas de Mussolini, o exército nacionalista dominou Tarragona em 14 de janeiro. Dez dias depois, alcançaram o Rio Llobregat, próximo à capital catalã.

Sem resistência dos republicanos, desgastados pela tática de sufocamento de Franco, era questão de tempo para a queda de Barcelona. Centenas de pessoas já fugiam para a França, pela fronteira. Comunistas se organizaram, em tentativa desesperada de resistir. Em vão.

Na manhã do dia 27, o exército nacionalista entrou tranquilamente pelas avenidas Diagonal e Vallvidrera. Vencer a guerra era uma questão de dias.

Em 21 de Fevereiro, Franco comanda o desfile da vitória em Barcelona. Quase um mês depois, em 28 de Março, as tropas nacionalista invadem Madrid. No dia 1º de abril de 1939, a Guerra Civil Espanhola termina.