James Cook chegava pela 1ª vez ao Havai

18 Janeiro 1778

Considerado o “pai da Oceania”, o explorador inglês James Cook chegou ao Havaí a 18 de Janeiro, no ano de 1778, tornando-se o primeiro europeu a desbravar esta região, ao alcançar a ilha de Oahu. Dois dias depois, ele desembarcou em Waimea, na ilha de Kauai, e nomeou o arquipélago como Ilhas Sandwich, em homenagem a John Montague, que era o conde de Sandwich e um os seus clientes.

Captain James Cook(1728-1779). Nathaniel Dance. BHC2628

Cook e sua tripulação foram recebidos pelos havaianos, que ficaram fascinados pelos navios dos europeus e pelo seu uso do ferro. Cook garantiu, desta maneira, provisões para o seu navio, negociando o metal, enquanto seus marinheiros trocavam pregos de ferro por sexo. Os navios de Cook, em seguida, fizeram uma breve parada em Ni’ihau e se dirigiram ao norte, procurando o extremo oeste de uma passagem a noroeste do Atlântico Norte para o Pacífico.

Quase um ano depois, dois navios de Cook retornaram às ilhas havaianas e encontraram um porto seguro no Havaí, na baía de Kealakekua. O explorador inglês ainda retornou uma terceira vez à região, contudo esta viagem lhe custou a vida. Ele morreu em Kealakekua, em 1779, após uma luta com os nativos. A casa de Cook na Inglaterra é hoje um memorial.