Dia de São Agatão

10 Janeiro 620

É a 10 de janeiro que se celebra o dia de São Agatão.

Nascido em 620 em Palermo, Agatão foi um monge benedito que vendeu toda a sua herança e distribuiu o seu dinheiro pelos pobres antes de entrar no mosteiro de São Hermes.

Mesmo com poucos estudos, tornou-se tesoureiro da Igreja. O Papa Dono considerava-o muito digno de receber as ordens sacerdotais, consagrando-o sacerdote em 677 e preparando-o como seu sucessor, o que veio a acontecer em 678.

São Agatão foi assim o 79º Papa da história da Igreja Católica. No seu pontificado ocorreu o sexto concílio ecuménico, no ano de 680, colocando-se um ponto final à heresia monoteísta, na qual Cristo só possuía uma natureza, a divina. Com a encíclica de Agatão, Cristo passou a ter duas naturezas, a divina e a humana.

Agatão opôs-se a abusos imperiais, cuidou com afinco da disciplina nos mosteiros e ainda foi autor do juramento papal, realizado desde então por todos os papas no dia de sua coroação.

Conhecido pela sua humildade, santidade e carácter, Agatão recebeu o título de “fazedor de milagres” pelos vários milagres que terá protagonizado. Morreu em 10 de janeiro de 681, em Roma, possivelmente assolado pela peste, terminando o seu pontificado neste mesmo dia.