Surge pela 1ª vez em BD ,Flash Gordon

7 Janeiro 1934

Flash Gordon é o herói de uma BD de um Jornal de aventura e ficção originalmente desenhada por Alex Raymond. Publicada pela primeira vez em 7 de Janeiro de 1934, a BD foi criada para competir com outra de aventura, Buck Rogers.

A BD de Buck Rogers tinha sido muito bem sucedida comercialmente, gerando diversos produtos licenciados. Sabendo disso, a King Features Syndicate decidiu publicar a sua história em quadrinhos de ficção científica. Inicialmente, a King Features tentou comprar os direitos das histórias de John Carter da série literária Barsoom de Edgar Rice Burroughs , também conhecido por Tarzan, personagem que já havia se tornado conhecido do jornal em 1928; no entanto, o produtor não conseguiu chegar a um acordo com Burroughs. Com isso escalou Alex Raymond, um dos seus ilustradores contratados, para criar uma nova história. Raymond inspirou se em outro romance de ficção científica, When Worlds Collide de Philip Wylie e Edwin Balmer de 1933, onde há um planeta orfão que entra em rota de colisão com o Planeta Terra, e um herói atlético, a sua namorada, e um cientista vão viajar para um novo planeta usando um foguete espacial.

As primeiras amostras de Raymond foram rejeitadas por não conterem sequências de acção suficientes. Raymond reformulou a história e enviou de volta para o produtor, que a aprovou. Raymond firmou uma parceria com o Ghost Writer Don Moore (1904-1986), um escritor e editor experiente. As primeiras histórias de Flash Gordon por Raymond foram publicadas a partir de Janeiro de 1934, ao lado de Jim das Selvas. Flash Gordon foi bem recebida pelos leitores de jornais, tornando-se uma das mais populares histórias em quadrinhos americanas da década de 1930.