Nascia o actor Jamie Foxx

13 Dezembro 1967

Jamie Foxx, nome artístico de Eric Marlon Bishop, (Terrell, Texas, 13 de Dezembro de 1967) é um actor, produtor, comediante e músico dos Estados Unidos da América. Artista incrivelmente versátil, atendeu a aulas de piano clássico na Juilliard, participou do programa de comédia In Living Colour, teve seu próprio programa de TV, a aclamada comédia The Jamie Foxx Show, além de ter sido indicado à dezenas de prémios por suas mais recentes interpretações no cinema.

Foi o segundo negro à ganhar um Oscar de Melhor Ator (por sua excepcional atuação de Ray Charles no filme “Ray”) e a primeira pessoa a ser triplamente indicada num Globo de Ouro no mesmo ano – Melhor Ator (pelo mesmo Ray), Melhor Ator em Filme para TV (Redemption) e Melhor Ator Coadjuvante (Collateral), além de ser o segundo homem – e primeiro negro – à entrar na seleta lista de pessoas indicadas à melhor ator/atriz e melhor ator/atriz coadjuvante no mesmo ano. Para completar, foi a quarta pessoa à ganhar um Oscar e atingir o no.1 de vendas na parada musical da Billboard, e a primeira à fazê-lo no mesmo ano – por Gold Digger, cantada ao lado de Kanye West . Jamie Foxx é também um bem-sucedido cantor e compositor. Começou ainda novo a tocar piano, e chegou a ter aulas de piano clássico enquanto estava na faculdade.

Em 1994, Foxx lançou seu primeiro álbum, pela Fox. O álbum se chamava Peep This, mas obteve um sucesso apenas mediano. Em 2001, Foxx apresentou o Video Music Awards da MTV. Sua carreira musical recomeçou, de forma chamativa, em 2004, quando participou da música “Slow Jamz”, do rapper Twista, contando também com a participação de Kanye West. A música alcançou o primeiro lugar na lista de singles norte-americanos Billboard Hot 100, e terceiro lugar na lista do Reino Unido. Foxx colaboraria com Kanye West por uma segunda vez, na música “Gold Digger”, dessa vez cantando inspirado pela forma como Ray Charles cantava.

Em 2005, no Grammy, Foxx cantou, junto de Alicia Keys e Quincy Jones “Georgia on My Mind, como tributo à Ray Charles. No ano seguinte, Foxx seria indicado à Melhor Performance Masculina de R&B, por “Creepin”. Undpredictable é o segundo álbum de estúdio de Jamie Foxx, vendendo mais de 598,000 cópias na sua primeira semana, mas falhou em atingir a primeira posição de vendas nos Estados Unidos. Após esse começo na segunda posição, Unpredictable acabou subindo para o topo da parada de álbuns pop da Billboard na sua segunda semana, com vendas de mais de 200,000 cópias nos Estados Unidos.

O álbum alcançaria a nona posição na parada de álbuns do Reino Unido. Conseguindo a primeira posição da Billboard, Foxx tornou se o quarto artista à ganhar um Óscar pela sua atuação e ter um álbum na primeira posição de vendas. (Sendo os outros três à conseguir tal façanha Frank Sinatra, Bing Crosby e Barbra Streisand.) O primeiro single do álbum, a faixa-título “Unpredictable” entrou para o top 10 do Billboard Hot 100 e para o Top 20 da parada de vendas do Reino Unido. O segundo single norte-americano foi “DJ Play A Love Song”, que reuniu mais uma vez Jamie Foxx com Twista para uma colaboração.