Dia de S. Francisco Xavier

3 Dezembro 1506

É a 3 de dezembro que se celebra o dia de São Francisco Xavier.

O santo nasceu em Xavier, Espanha, a 7 de abril de 1506, com o nome de Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres e faleceu a 3 de dezembro de 1552, em Sanchoão, na China, com 46 anos.

São Francisco Xavier foi um apóstolo navarro e um missionário católico do padroado português. Cofundador da Companhia de Jesus, São Francisco é apelidado de “São Paulo do Oriente” e de “Apóstolo do Oriente” pelo seu poder de evangelização no Oriente, em especial na Índia portuguesa e no Japão.

Dele se diz ter sido o missionário que mais pessoas converteu ao Cristianismo desde São Paulo.

Depois de fazer votos de pobreza e castidade em Paris e de se colocar à disposição do Papa em Roma, São Francisco dirigiu-se à Lisboa, onde se refugiou no Hospital de Todos-os-Santos para se dedicar aos doentes e ao ensino do Cristianismo. Em 1541 partiu de Lisboa na armada das Índias, com autorização papal para ser missionário no Oriente.

Depois de cruzar diversas vezes o Índico e o Pacífico, visitando mais de 50 reinos e fundado diversas igrejas, São Francisco morreu sozinho e pobre em 3 de dezembro de 1552.

São Francisco Xavier é o padroeiro dos missionários e o padroeiro universal das missões, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus. O santo é uma das 32 figuras que fazem parte do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.