Juan Carlos assume o trono de Espanha

22 Novembro 1975

Juan Carlos de Bourbon e Bourbon foi Rei da Espanha sob o nome de Juan Carlos I durante 39 anos, um dos reinados mais longos da história, desde que foi proclamado em 22 de novembro de 1975.

O rei nasceu em Roma no dia 5 de janeiro de 1938, primeiro filho homem de dom Juan de Bourbon e Battenberg e de dona María das Mercedes de Bourbon e Orleáns.

Após passar sua infância na Itália, Suíça e Estoril (Portugal), em 9 de Novembro de 1948 pisou pela primeira vez na  Espanha, onde fixou sua residência, afastado de sua família. Na Espanha estudou bacharelado e completou sua formação militar nas academias de Terra, Mar e Ar de 1957 a 1959.

Em 22 de novembro de 1975 foi proclamado rei e pronunciou perante as Cortes sua primeira mensagem à nação, no qual expressou seu desejo de ser “rei de todos os espanhóis”.

Cinco dias mais tarde, em cerimônia religiosa aconteceu a denominada “exaltação” ao trono da Espanha, com o nome de Juan Carlos I.

A partir desse momento, se tornou um dos artífices da democratização do país, que começou com a Lei da Reforma Política de 1976. Outro momento de destaque foi a aprovação por referendo da Constituição em 6 de Dezembro de 1978, sancionada pelo rei em 27 daquele mês.