Ronald Reegan eleito Presidente dos EUA

4 Novembro 1980

eleição presidencial dos Estados Unidos de 1980 foi a quadragésima-nona eleição presidencial do país. A disputa foi entre o presidente democrata em exercício, Jimmy Carter, e o seu adversário republicano, o ex-ator Ronald Reegan, assim como o congressista republicano John B. Anderson , que concorreu como independente. Reagan, ajudado pela crise dos reféns do Irão e uma economia piorando no país, venceu a eleição numa grande margem de votos.

Carter, após derrotar Ted Kennedy para a nomeação democrata, atacou Reagan como um perigoso radical de direita. Por sua vez, Reagan, o ex-governador da Califórnia, várias vezes ridicularizou Carter, e ganhou uma vitória decisiva nas eleições simultâneas para o Congresso, e os republicanos ganharam o controle do Senado pela primeira vez em 28 anos. Esta eleição marcou o início do que é popularmente chamado de “Revolução Reagan”.

A eleição de 1980 é considerado por alguns como sendo uma eleição de “realinhamento”, isto é, deu a vantagem ao partido de oposição Republicano durante um longo período. Partidários de Reagan elogiaram-no como uma campanha de êxito optimista. O jornalista David Frum disse que Carter fez uma campanha baseada em “desespero e pessimismo” que “lhe custou a eleição”. Carter enfatizou ser um pacificador, e disse que a eleição de Reagan iria ameaçar os direitos civis e programas sociais que se estenderam de volta para o New Deal. A plataforma de Reagan também enfatizou a importância da paz.

Imediatamente após a conclusão das primárias, uma pesquisa Gallup mostrou que Reagan estava à frente, com 58% dos eleitores que estavam descontentes com Carter na Presidência. Uma análise da eleição sugeriu que “Tanto Carter e Reagan foram vistos negativamente pela maioria do eleitorado”. Enquanto os três principais candidatos (Reagan, Carter e Anderson) foram apoiados por católicos, Carter teve o maior apoio de cristãos evangélicos de acordo com uma pesquisa Gallup. Entretanto, no final, o grupo de lobby “Moral Majority de Jerry Falwell é creditado por dar a Reagan dois terços dos votos de brancos evangélicos.

A eleição de 1980 foi um momento decisivo na política americana. Sinalizou o novo poder eleitoral dos subúrbios e do Sun Belt. O sucesso de Reagan como um conservador iria iniciar um realinhamento dos partidos, como os republicanos liberais e democratas conservadores deixando a política ou fazendo alterações nas filiações partidárias durante os anos de 1980 e 1990.