Criação da empresa brasileira, Petrobrás

3 Outubro 1953

A Petrobras é a maior empresa petrolífera do Brasil e uma das maiores do mundo. A sua criação em 1953, no governo de Getúlio Vargas, marcou a década de 50.

O nome da conhecida Petrobras é, na verdade, Petróleo Brasileiro S.A.. Com sede no Rio de Janeiro e, atualmente, presente em diversos países, é uma empresa de capital aberto, cuja União – o Governo Federal do Brasil desempenha o papel de seu maior acionista.

A Petrobras trabalha, essencialmente, na exploração, na produção e na comercialização de petróleo, bem como na distribuição de derivados, entre outros.

Conselho Nacional do Petróleo (CNP) iniciou, em 1938, o trabalho de estruturação da exploração de petróleo no Brasil.

No Brasil, um grupo de nacionalistas defendia que a exploração do petróleo fosse monopólio do Estado. Enquanto isso, outro grupo defendia que privados, nacionais ou estrangeiros poderiam explorá-lo.

Nesse contexto é elaborado, em 1948, o Estatuto do Petróleo, cujo objetivo era regularizar a questão da exploração petrolífera considerando a concorrência no ramo.

A comissão que elaborou esse projecto de lei não acreditava na possibilidade de o Estado conseguir manter sozinho a exploração do petróleo.

Desde 2014 a Petrobras está envolvida num escândalo de desvio e lavagem de dinheiro, o maior esquema de corrupção da história do Brasil.

O caso, que está sendo investigado pela Polícia Federal, envolve políticos e grandes empreiteiras. Já levou à prisão várias pessoas, incluindo executivos e ex-executivos da Petrobras, bem como à apreensão de uma quantia avultada de dinheiro, bens e armas.

A própria sede da empresa foi objecto de busca e foi quebrado o seu sigilo bancário em algumas operações.