O “Walt Disney World “ é inaugurado nos USA

1 Outubro 1971

Com a mensagem “Where dreams come true” (Onde os sonhos se tornam realidade), a Walt Disney World inaugurou, de forma parcial, o seu primeiro parque na Flórida, o Magic Kingdom, a 1º de outubro de 1971. “Um imenso parque de diversões que custou mais de 400 milhões de dólares, com Mickey Mouse, Pato Donald e Pluto dando as boas-vindas a milhares de pessoas”. O parque representava o início da concretização de uma ideia de Walt Disney, surgida na década de 1960, de construir um complexo de entretenimento mais amplo e com uma filosofia mais ambiciosa que a Disneylândia, inaugurada em 1955, em Anaheim, Califórnia.

A escolha da região central da Flórida como o local ideal para abrigar o novo complexo deu se por factores como o clima agradável, a possibilidade de aquisição de terrenos com baixo custo, e também por se tratar de um dos principais destinos turísticos dos Estados Unidos. Curiosamente, Walt Disney, que já era famoso e rico na época, recorreu ao uso de nomes de empresas fictícias para comprar os terrenos por um valor justo, evitando inflacionar os seus preços.

Cerca de 110 quilômetros quadrados de terra foram adquiridos – área equivalente à cidade de São Francisco ou o dobro do tamanho da ilha de Manhattan. A primeira etapa do projeto seria a construção de um parque temático (Magic Kingdom) para atrair turistas para a Flórida. Depois, seria construída uma “comunidade do futuro”, com todo o transporte passando por baixo da terra, e várias outras novidades em termos de tecnologia.

No entanto, Walt Disney foi diagnosticado com cancro e faleceu logo no mês seguinte à descoberta da doença, 15 de dezembro de 1966. Com isso, não conseguiu participar da construção do seu primeiro parque temático na Flórida. Roy Disney, seu irmão e sócio, adiou a sua reforma para supervisionar a construção do Magic Kingdom, iniciando as obras em 1967.