Nascia o actor Mickey Rourke

16 Setembro 1952

Philip Andre Rourke Jr. nasceu numa família católica irlandesa e cresceu em Liberty City, Miami. Os seus desportos favoritos são o basebol e o box. Rourke estudou arte dramática com Sandra Seacat, no famoso Actors Studio, iniciando a sua carreira como actor no final da década de 1970. A sua primeira participação no cinema seria no filme “1941”, dirigido por Steven Spielberg.

No início da década de 1980, Rourke conseguiu papéis mais importantes, em filmes como “Coração Satânico” e “Nove semanas e meia “, com Kim Bassinger. Alcançou sérios elogios da crítica pela sua participação em “Barfly” . 

Em 1991, Rourke optou por se tornar um boxeur profissional. Sem grande êxito, abandonou a carreira quatro anos depois, mas as cicatrizes no seu rosto exigiram várias cirurgias plásticas. Rourke retomou, então, a sua carreira cinematográfica, mas relegado a papéis menores, em filmes sem grande importância.

Nos últimos anos, o seu melhor desempenho foi no filme “Sin City”, do director Robert Rodriguez, no papel de Marv. O seu grande retorno veio com o “O lutador”, de 2008, dirigido por Darren Aronofsky. Com esse filme, Rourke ganhou o Globo de Ouro de melhor actor – e foi um dos indicados ao Óscar 2009, também como melhor actor.