Surge o automóvel, “Bentley S1”

12 Setembro 1955

Bentley S1 (originalmente simplesmente “Bentley S”) era um carro de luxo produzido pela Bentley Motors Limited de 1955 a 1959. O S1 foi derivado do re design completo da Rolls-Royce do seu carro de produção padrão após a Segunda Guerra Mundial, o Silver Cloud . Cada um deles foi o último carro de produção padrão do seu fabricante com um chassi independente . Faróis duplos e um facelift para a frente chegaram no final de 1962, resultando no S3 . 

Foi anunciado em meados de 1955, e foi observado que o modelo Continental existente continuaria. O novo salão de aço padrão substituiu o salão de aço padrão do tipo R, que estava em produção, com modificações, desde 1946. Era um salão de cinco ou seis lugares de tamanho mais generoso pelo corpo fabricado em aço prensado com construção de pele stressada. Portas, capô e tampa do armário de bagagem eram de alumínio.

Com uma aparência externa totalmente nova, embora com a grade do radiador tradicional, as principais diferenças em relação ao tipo R foram:

distância maior entre eixos de três polegadas

construção mais baixa sem reduzir o espaço livre e com uma mala bagagem aumentada

suspensão mais suave com controle eletricamente acionado dos amortecedores traseiros

direção mais leve e melhor travagem

a capacidade do motor aumentou para 4887cc, o mesmo tamanho usado no Bentley Continental

a caixa automática de quatro velocidades era padrão, com capacidade de seleccionar proporções individuais, se desejado.