Nascia o músico, Freddie Mercury

5 Setembro 1946

Seria pretensioso dizer que Freddie Mercury é o melhor cantor de rock de todos os tempos, inclusive, com mais êxito e qualidade artística que Elvis Presley. Os maiores críticos da música o situam dentro de um patamar de melhor dos melhores.

Nesta pequena e humilde homenagem não será difícil perceber isso e poderemos entender a grandeza artística de Freddie Mercury.

Nascido Farrokh Bulsara o cantor é oriundo de Zanzibar – na época colônia da Grã – Bretanha, hoje parte da Tanzânia,os seus pais Jer e Bomi Bulsara são de origem persa.

O pai era funcionário da suprema corte da Grã – Bretanha e enviou o jovem Freddie com 8 anos, para a St. Peter Boarding School em Bombaim na Índia. Nesta época ele recebe o apelido de Freddie e passa a estudar piano com uma professora e cantora local.

Com apenas 12 anos Freddie já era mentor intelectual e vocalista de uma banda que se chamava The Hectics. Neste período Freddie desenvolveu uma personalidade efeminada e era motivo de chacota dos colegas. Deste modo, tornou-se uma pessoa fleumática e que gostava de ficar separado dos demais.

Após terminar o colégio ,Freddie que morava com a avó volta para a casa dos pais. Ali Freddie teve que se mudar com a família para Londres devido a Revolução Civil de Zanzibar de 1964 onde havia guerras e perseguições. O cantor em Londres enquanto estudava artes gráficas trabalhou vendendo roupas no Mercado Kensington.

Foi neste período que ele montou a banda Ibex. Ainda procurando o sucesso Freddie montou a banda Sour Milk Sea e depois, ao conhecer Brian May (guitarrista) e Roger Taylor (baterista) surgiram os Queen.

Com a banda Queen, Freddie adopta o sobrenome artístico Mercury e começaram a construir a banda que até hoje é um dos maiores sucessos mundiais. Freddie Mercury era o mentor intelectual e o compositor dos principais sucessos da banda. Entre as composições de sucesso de Freddie Mercury destacam-se “We Are the Champions”, “Bohemian Rhapsody”, “Love of my Life”, “Killer Queen” entre muitas outras.

O cantor destaca-se pela sua potência vocal que alcançava tons barítonos, escalas de tenor e quase tingindo o soprano que é uma escala marcadamente feminina. Freddie Mercury era multi – instrumentista e um dos mais consagrados.

Freddie Mercury assumiu ser bissexual e foi símbolo de uma causa gay, mesmo sem directamente se envolver. A partir de 1986 a imprensa Britânica já falava da doença de Freddie Mercury e ele passa a viver recluso e sempre negando que era portador do vírus HIV. Somente a 23 de Novembro de 1991 o mesmo comunicou que estava muito doente.

Freddie já estava com uma  aparência degradada, cheio de manchas e feridas, ficou cego e parou de tomar os seus medicamentos esperando a morte. Um dia após anunciar publicamente que morreria Freddie Mercury morre no dia 24 de novembro de 1991.

Em 1995 a banda Queen lançou um disco póstumo com músicas de Freddie cantando ainda na banda, ocorre que ele sabendo que morreria resolveu gravar músicas inéditas para a banda.