Carlos Lopes ganha a medalha de Ouro nos J. O. de Los Angeles

12 Agosto 1984

Estávamos em 12 de Agosto de 1984 e este português excepcional, tornou-se o primeiro português a ser medalhado com ouro nos Jogos Olímpicos.
A prova foi rápida e a marca atingida – 2h 9m 21s – foi recorde olímpico por mais de 20 anos – até aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Esta é a história do homem mas sobretudo a história do momento.

Depoimento de Moniz Pereira : «Quando chegámos ao local da partida para a corrida da maratona, situado numa pista a cerca de três dezenas de quilómetros de Los Angeles, enquanto eu e a Teresa estávamos nervosíssimos, o Carlos mantinha-se calmo e confiante. Metidos num autocarro muito velho e com a telefonia avariada, ficámos muito tempo sem saber nada do que se estava a passar na corrida e, só quando chegámos perto do Estádio Olímpico, soubemos que o Carlos vinha no grupo que comandava a prova.


Imediatamente entrámos a correr para o estádio e, assim, pudemos através do quadro electrónico, seguir os últimos quilómetros da jogos olímpicos, que já só tinha na frente, a comandá-la, três atletas: o irlandês John Tracy, o inglês Charles Speeding e o nosso Carlos Lopes, que manifestava grande frescura física. Foi então que, ao quilómetro 35, o português lançou um ataque demolidor e, percorrendo a légua seguinte no inacreditável tempo de 14.33 s, “despediu-se” dos seus companheiros de fuga para terminar a corrida com 200 metros de avanço sobre o irlandês e o inglês, que disputaram ao sprint a medalha de prata. Carlos Lopes acabara de conquistar a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, percorrendo a maratona em 2 h 9 m 21 s, tempo que constituiu novo recorde olímpico e que, até hoje, passados vinte anos, ainda não foi batido!!!