Nascia o escultor, Frederic Auguste Bartholdi

2 Agosto 1834

Nascido em Colmar a 2 de Agosto de 1834, filho de Jean Charles Bartholdi (1791-1836), conselheiro de prefeitura, e de Augusta Charlotte, nascida Beysser (1801-1891), filha de um prefeito de Ribeauvillé. Dos seus quatro filhos, apenas sobreviveram o maior, Jean-Charles (advogado-editor) e o menor, Auguste. Após a morte prematura de seu pai, a mãe, de situação financeira abastada, decide ir viver em Paris, conservando a casa familiar da Rue des Marchands, 30, que aloja desde 1922 o Museu Bartholdi (depois de ter sido legado à cidade em 1907).

Depois dos seus estudos no liceu Louis-le-Grand em Paris, Auguste Bartholdi obtém o seu bacharelato em 1852. Em seguida, estudou arquitectura na Escola Nacional Superior de Belas Artes, assim como a pintura sob a direção de Ary Scheffer no seu atelier da rua Chaptal. Depois de uma viagem longa e memorável ao Egipto, começou sua actividade de arquitecto em Colmar, com o seu primeiro monumento, dedicado ao general Rapp, em 1856.

Durante a Guerra Franco-Prussiana de 1870, foi chefe do esquadrão da Guarda Nacional e actuou como assessor do general Giuseppe Garibaldi e contacto do Governo, particularmente encarregado de atender as necessidades do exército dos Vosges. Em 1871, a pedido de Eduardo Laboulaye (do qual Bartholdi realizou um busto em 1866) e da União franco-americana, efectua a sua primeira viagem aos Estados Unidos.

Statue of Christopher Columbus, at the corner of Elmwood Ave and Reservoir Ave, Providence, RI. This statue is on the National Register of Historic Places.

  Como criador da Estátua da Liberdade, a sua carreira tomou desde então uma dimensão internacional e o tornou em um dos mais célebres escultores do século XIX em toda Europa e América do Norte. Bartholdi foi nomeado Comendador da Legião de Honra em 1882. Morreu de tuberculose em 4 de Outubro de 1904 em Paris, e está enterrado no cemitério de Montparnasse.