Inventado o Telescópio

17 Julho 1608

Com base apenas em descrições incertas do primeiro telescópio prático que Hans Lippershey tentou patentear na Holanda, em 1608, Galileu Galilei fez um telescópio com uma ampliação de 3x. Mais tarde, melhorou as suas versões para uma ampliação em aproximadamente, 30x. Com o telescópio de Galileu, o observador poderia ver as imagens ampliadas, de pé sobre a terra, usando um equipamento que é conhecido como um telescópio terrestre ou uma luneta.

Ele usou o seu equipamento para observar o céu, pois era o único que poderia construir telescópios bons o suficiente para este fim. Em Julho de 1608, ele demonstrou um dos seus primeiros telescópios, com uma ampliação de cerca de 8x ou 9x, para os legisladores de Veneza. Galileu também obteve lucro com os seus telescópios, vendidos aos comerciantes que utilizavam o equipamento para observar o mar ou como item de troca. Ele publicou as suas observações feitas com telescópicos em Março de 1610.

Galileu descobriu diversos fenómenos celestes, como manchas solares, crateras, o relevo lunar, as fases de Vénus, os principais satélites de Júpiter, a natureza da Via Láctea como a concentração de incontáveis estrelas, iniciando assim uma nova fase da observação astromana. As descobertas de Galileu forneceram evidências aos defensores do sistema heliocêntrico de Copérnico. Pouco tempo depois de Galileu, Johannes Kepler descrevia a óptica das lentes, incluindo um novo tipo de telescópio com duas lentes convexas.