Invenção da torradeira Eléctrica

12 Julho 1893

Hoje em dia a torradeira é um aparelho comum em praticamente todas as cozinhas do mundo, não existindo melhor método de se transformar o pão numa deliciosa torrada.

George Schneider, que tinha trabalhado na American Electrical Heater Co. em Detroit, foi o primeiro a pedir uma patente para uma torradeira eléctrica nos Estados Unidos, entre 1893 e 1900.

Anos depois, em 1909, a General Electric patenteou o seu modelo  GE D-12 Toaster, que se tornou a primeira torradeira eléctrica comercial bem sucedida, com o seu design criado por um técnico chamado Frank Shailor.

As grandes evoluções das torradeiras nasceram também nos Estados Unidos. Em 1913 o inventor norte-americano Lloyd Groff Copeman registou uma quantidade de patentes de diversas invenções, entre elas a da torradeira que permitia torrar ambos os lados de um pão sem lhe tocar. De seguida chegaram os modelos semi-automáticos que se desligavam automaticamente quando o pão estava torrado ao gosto da pessoa.

A primeira torradeira com ejecção automática do pão apareceu em 1921 através do inventor americano Charles Strite.

Depois disso, em 1925, a Waters Genter Co. lançou o modelo 1-A-1 Toastmaster que torrava simultaneamente ambos os lados do pão, usando a patente de Lloyd Copeman.

Por 1946, foram lançados modelos ultra modernos em cromo e em 1950 saíram produtos como o T-50, T-35 e T-20 , todos caracterizados pelo automatismo e pelo reduzido consumo eléctrico.

Com a evolução tecnológica foram feitos numerosos esforços para melhorar a tecnologia da torradeira mas nem sempre com grande utilidade para a sua função principal.

Em 1990 John Romkey e Simon Hackett projectaram a Internet Toaster, um dispositivo de alta tecnologia comandado a partir da Internet.