“20 Poemas de amor e uma canção desesperada“ – Livro de Pablo Neruda

15 Junho 1924

Uma das mais importantes obras da poesia latino-americana
Livro “20 poemas de amor e uma canção desesperada” do poeta chileno Pablo Neruda. Trata-se de uma das suas obras mais conhecidas. Nela, Neruda fala, claro, sobre os seus amores perdidos, invocando imagens da sua juventude.

Nos versos, Neruda constrói imagens onde o corpo feminino é reverenciado, sendo comparado com a natureza, típica do sul do Chile, onde Neruda passou parte da sua vida. Portanto, montanhas, rios, mares, a lua e o céu estrelado… tudo acaba servindo como metáfora para as mulheres da vida do poeta e os momentos que ele passou com elas. Esses dois universos (o feminino e a ambientação pastoril, por assim dizer) acabam norteando os vinte poemas do livro.

A “canção desesperada” é o poema que encerra a obra e se diferencia dos vinte poemas iniciais por ter versos mais fortes e eróticos. O erotismo aparece de forma subtil na maior parte da obra, sempre envolvido num tom ora nostálgico, ora melancólico e, no final, desesperador. Apesar da riqueza nos versos, Neruda apresenta uma linguagem acessível, o que explica bastante o seu apelo popular. A poesia atinge o seu objetivo quando ela afecta o seu leitor/ouvinte, fazendo-o refletir sobre a sua própria existência. E, nesse sentido, Neruda é um mestre! Livro altamente recomendado… principalmente para quem já amou uma mulher.