Nascia o actor Gene Wilder

11 Junho 1933

Jerome Silberman, mais conhecido apenas como Gene Wilder, foi um famoso actor norte americano, conhecido pelos fãs e admiradores pelos seus diversos trabalhos numa longa carreira cinematográfica em filmes de TV e cinema desde a década de 1960 até sua última actuação no ano de 2011.

Gene Wilder nasceu na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin [EUA], numa família judia.
O seu pai, William, tinha emigrado da Rússia, e a sua mãe, Jeanne, muitas vezes passou mal devido à complicações de doença cardíaca reumática, sendo que um médico alertou Gene Wilder aos oito anos de idade, para que “Nunca discutisse com sua mãe, porque você pode matá-la”. 
Tente fazê-la rir”, disse ele.


Devido à isto, Wilder começou à fazer coisas engraçadas para sua mãe, como falar em sotaques diferentes e fazer danças divertidas.
Após um breve período numa academia militar na Califórnia, Wilder mudou-se de volta para Milwaukee e se envolveu com ao teatro local, fazendo a sua estreia no palco como Balthasar numa produção de Shakespeare “Romeo e Julieta”.
Depois de terminar o colegial, Wilder estudou artes de comunicação e de teatro na Universidade de Iowa [EUA], e em seguida fez curso de teatro no no “Old Vic Theatre School Bristol” em Bristol, Reino Unido.
De seguida, mudou-se para Nova York, onde trabalhou num série de atividades, incluindo até ser professor de esgrima, para se sustentar enquanto estudava interpretação.

Mandatory Credit: Photo by STEVE WOOD/REX/Shutterstock (74497b) GENE WILDER VARIOUS – 1979


Aos 26 anos, Wilder decidiu criar o seu nome artístico, o qual achou mais adequado para apresentação em espectáculos e filmes, então escolheu “Gene Wilder”.
Começou a aparecer com alguma regularidade em espectáculos da Broadway.
Em 1963 a produção de “Mother Courage and Her Children”, ele conheceu Anne Bancroft, que o apresentou a seu namorado, o famoso diretor e produtor “Mel Brooks”.
Wilder e Brooks se tornaram amigos, e Brooks decidiu que queria lançar Wilder na produção do argumento que ele estava escrevendo, “The Producers”.

Ele rapidamente começou a ter valor no mercado cinematográfico de Hollywood, tendo partes em várias comédias, incluindo o personagem-principal em “Willy Wonka & the Chocolate Factory” [A Fantástica fábrica de Chocolate”.
O papel de Gene Wilder como Willy Wonka fez com que ele ficasse ainda mais conhecido e os produtores viram que ele era capaz de realizar qualquer tipo de representação, isso devido ao seu alto desempenho no filme.

41ST ANNUAL ACADEMY AWARDS – Pre-Show Arrivals – Airdate: April 14, 1969. (Photo by ABC Photo Archives/ABC via Getty Images) GENE WILDER (L) WITH WIFE MARY JOAN SCHUTZ AND MEL BROOKS

Apesar do sucesso pessoal de Wilder, nenhum dos seus filmes deste período teve muito sucesso comercial.
Ele finalmente quebrou se sobressaiu com um papel no filme de Woody Allen de 1972 chamado “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo (* Mas Tinha Medo de Perguntar).
Wilder foi capaz de avançar com uma boa carreira no cinema também na próxima década [1970].
Embora ambos fossem casados ​​na época, eles começaram um relacionamento no set e em seguida procuraram os divórcios para que eles pudessem se casar em 1984.
Os dois tiveram muito carinho um pelo outro, embora Wilder recordou mais tarde ser frustrado pela sua carência.
Ao tentar engravidar, Radner foi diagnosticada com cancro de ovário, e faleceu em 1989.


Para honrar a sua memória, Wilder criou a fundação “Gilda”, um grupo de apoio para pacientes com cancro.
Durante os anos 1990 Wilder estave envolvido em uma série de filmes que fracassaram e programas de televisão cancelados rapidamente.
Mas em 1999, Wilder estreou e co-escreveu de “Television Murder in a Small Town”.
O filme ambientado no ano de 1938, conta a história de “Cash” Carter (Wilder), um diretor Broadway de sucesso que deixa Nova York para executar uma companhia de teatro no estado de Connecticut.
Nesse mesmo ano, Wilder anunciou que tinha sido diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, a partir do qual ele se recuperou com a ajuda de quimioterapia e transplantes de células estaminais.
Quando os anos 90 chegaram ao fim, Wilder efetivamente aposentou se do show business.
Em 2005, ele publicou um livro de memórias, “Kiss Me Like a Stranger”.