Nascia o actor, Bob Hope

29 Maio 1903

Actor e comediante britânico nascido em Elthan, Londres, sucesso em várias áreas, cinema, rádio e televisão, e fez filmes que o transformaram em número 1 nas bilheteiras . Tinha 4 anos quando a família mudou-se para os EUA. Foi engraixador em Cleveland, Ohio, e também vendedor de jornais e boxeur, desenvolvendo qualquer actividade para sobreviver e pagar os estudos.

bob-hope-9343481-1-402

Foi justamente na escola que descobriu a sua facilidade para divertir os colegas e desconcertar os professores. Integrou-se num grupo itinerante que percorria os EUA apresentando peças cómicas e musicais. Foi o seu passaporte para a Broadway onde surgiu em operetas e fez teatro e cinema, mas também rádio e televisão e adoptou o Bob, muito mais prosaico, quando já estava nos EUA e começava a despontar no show biz. Não aprovou imediatamente em Hollywood quando fez o seu primeiro filme (1930). Cinco anos depois (1935), já se tornara tão conhecido que tinha o próprio programa de rádio.

bob-hope---visiting-the-troops

Passou-se mais de uma década antes que seu sucesso no palco e na tela fosse transposto no cinema. O seu primeiro grande sucesso no cinema foi o western satírico O Valente Treme-Treme (1949), onde se afirmou, sozinho, como o grande campeão de bilheteiras de Hollywood naquele ano.

Bob_Hope,_1978

Recebeu a medalha de Veterano Honorário do Congresso (1997) e foi consagrado cavaleiro (1998) por Elizabeth II. Ele gostava de definir-se como 100% americano e dizia que os seus pais eram tão pobres que não conseguiam ser britânicos. Republicano convicto, ligado às correntes mais conservadoras do partido, começou (1941), em plena 2.ª Guerra, a acompanhar as tropas americanas em guerra, em qualquer ponto do planeta. Considerava que era essa actividade de entretenimento a sua mais nobre missão. Foram mais de 50 anos de apoio   às Forças Armadas dos EUA, onde levou seu humor à Coreia, ao Vietnam e até ao Golfo Pérsico, quando foi, pela última vez, levar o seu espectáculo aos soldados que combatiam na guerra deflagrada pelo presidente George Bush, o pai, no Iraque. Morreu de pneumonia na sua casa, em Toluca Lake, California, USA. Pouco antes da sua morte, a filha Linda, de 63 anos, editou o livro My Life in Jokes, compilando as piadas mais famosas do seu pai. Anos antes (1995) o Washington Post anunciou a sua morte com um extenso pormenor, tendo de admitir o equívoco. Nos últimos anos, ele raramente se deixava ver em público. Um ano após a suposta morte, gravou o seu último especial para a NBC, Rindo com os Presidentes (1996). 

maxresdefault