Estreia do filme “Star Wars “

25 Maio 1977

A série teve início com o simples título Star Wars, escrito e dirigido por George Lucas, lançado a 25 de maio de 1977. Na época da sua estreia tornou se o maior record de bilheteira de todos os tempos, arrecadando US$ 775.398.007 milhões de dólares e ganhando sete prémios nos Óscares.

1_CflVlhE4AlaO6DXNSqB4yA

A 20th Century Fox  desacreditando num filme apenas baseado em ficção cientifica, permitiu que George Lucas tivesse todos os direitos do filme. O sucesso garantiu a ele dinheiro suficiente para abrir sua própria empresa cinematográfica: a LucasFilm e, o filme foi transformado numa franquia e série, ganhando produtos derivados.

Pouco depois vieram sequências de sucesso nos cinemas: The Empire Strikes Back lançado em 21 de maio de 1980, considerado pela crítica e público o melhor filme da série, pelo seu equilíbrio entre momentos sombrios e dramáticos. A trilogia foi fechada pelo  Return of the Jedi lançado a 25 de maio de 1983, que apesar do sucesso comercial recebeu críticas pelo seu tom leve.

ozih7xa

Na década de 80, por causa do sucesso dos ewoks  entre as crianças, foram lançados os filmes para TV:caravan of courage Na Ewok Adventure (1984) e a sua sequência,Ewoks : The Battle for Endor (1985). Os Ewoks também ganharam uma série animada exibida entre 1985-87 na ABC assim como os droids C3PO e R2-D2 tiveram também na ABC uma série animada entre 1985-86.

StarWarsEp7Trailer_des

Em 2012, George Lucas vendeu a produtora LucasFilm para a The Walt Disney Company por 4 biliões e uma nova trilogia foi anunciada. Lucas participou apenas como consultor criativo nos novos filmes, afirmando que: “Eu sempre disse que não iria fazer mais nada, e não vou, mas isso não significa que eu não possa deixar a kathleen (presidente da Lucasfilm) fazer mais. A história do episódio VII tem base numa breve sinopse escrita por George Lucas. O primeiro filme da nova trilogia chamado The Force Awakens , estreou em circuito mundial a 17 de dezembro de 2015, tendo em apenas 5 dias facturado mais de 300 milhões nos Estados Unidos e mais de 600 milhões ao redor do mundo, tornando-se a maior estreia de todos os tempos.