1ª edição dos Óscares de Hollywood

16 Maio 1929

A 1ª Entrega dos Prémios da Academia,ou simplesmente Óscar 1929,foi a primeira edição do Óscar. A cerimonia de entrega ocorreu a 16 de maio de 1929,num jantar particular no Blossom Room do Hollywood Roosevelt Hotel,Hollywood, Califórnia.

 

1st-academy-awards
A cerimonia foi a mais curta da história, tendo duração aproximada de 15 minutos. Aproximadamente 250 pessoas compareceram no local, com entrada com custo de 5 dólares.
Diferente das edições posteriores, os vencedores eram anunciados meses antes da cerimonia e divulgados pela imprensa (a inclusão dos nomes dos premiados em envelopes selados só ocorreu a partir de 1941).

Chaplin_oscar

Foi a única edição em que não houve transmissão ao vivo. Além disso, um premiado poderia receber mais de um prémio em uma única edição de entrega do Óscar pelos seus múltiplos trabalhos ao longo do ano. Emil Jannings,por exemplo, recebeu dois prémios na categoria de Melhor Actor pelos papéis desempenhados nos filmes The Way of All Flesh e The Last Command.
O júri era constituído de cinco pessoas, que decidiram sobre 12 categorias, além de prémios especiais para os Irmãos Warner, por produzirem o primeiro filme falado da história do cinema (The Jazz Singer), e para Charles Chaplin,por actuar, escrever, dirigir e produzir o filme The Circus. Enquanto que o primeiro não pôde concorrer ao prémio de Melhor Filme,pela razão de a Academia considerar injusto que um filme falado concorresse com filmes mudos, Chaplin foi impedido de concorrer ao de Melhor Actor,pelo facto do júri favorecer os filmes dramáticos em detrimento dos cómicos.

Best Actress