Inauguração da Exposição Universal em Chicago, USA

1 Maio 1893

Feira Mundial de Chicago foi uma feira mundial que aconteceu em Chicago em 1893 para celebrar os 400 anos da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo, em 1492. A principal atracão da feira era uma piscina enorme, que representava a longa viagem de Colombo ao Novo Mundo.

Exposition_universelle_de_1867

A Exposição foi um evento com influência social e cultural e teve efeitos profundos na arquitectura dos Estados Unidos, saneamento, artes, na imagem de Chicago e no otimismo industrial americano. A Exposição, na sua maior parte, foi projectada por Daniel Burnham e Frederick Law Olmsted  Foi o prototipo de Burnham e seus colegas sobre o que uma cidade deveria ser. Foi projectado a fim de seguir os princípios de belas artes e  design conhecidos como Arquitectura Neo Clássica, baseados em simetria, balanceamento e esplendor.

Columbian_Expo

A Exposição cobriu mais de 600 hectares de área, com cerca de 200 construções temporárias de arquitectura predominantemente neoclássica, canais e lagoas, além de pessoas e culturas de 46 países diferentes. Mais de 27 milhões de pessoas frequentaram a exposição, que aconteceu por seis meses. As suas escalas e grandiosidade excederam as de outras feiras mundiais, e tornaram-se símbolo da Excepcionalidade Americana emergente . A Exposição também mostrou, ao mundo, a capacidade da cidade de Chicago em se reerguer, após o grande incendio de Chicago, que destruíra a cidade em 1871. A feira obteve um recorde de visitas de 751 026 pessoas num dia. Devido à grande audiência, a feira obteve lucros significativos. Chicago comemorou a feira com uma estrela na sua bandeira.

CO_Wikimedia_user_scewing_(PD)_-_Birds_Eye