Serra Leoa torna se Independente

27 Abril 1961

A 27 de Abril de 1961, Serra Leoa torna-se independente, com Sir Milton Margai como primeiro-ministro, que reelege-se nas eleições do ano seguinte. Em 1964, com a morte de Sir Milton, sobe ao poder seu irmão, Sir Albert Margai, indicado pelo parlamento, mostrando-se impopular como governante.

00

O maior líder opositor, Siaka Stevens ganha as contestadas eleições de 1967 por uma pequena margem, e poucas horas depois, militares simpatizantes da situação impõem prisão domiciliar a Stevens. Um grupo de oficiais age em sentido contrário, prendendo o brigadeiro Lansana, responsável pela prisão de Stevens, auto denominando-se Conselho de Reforma Nacional (NRC)  e suspendendo a constituição. Outro grupo de militares, sob a sigla de Movimento Revolucionário Anti-corrupção (ACRM) prende todos os membros do NRC, restaurando a constituição e devolvendo o poder a Stevens, que finalmente assume o posto de primeiro-ministro.

sl

Uma vez no poder, este mostra-se autoritário, impondo um regime linha-dura, até se retirar do poder em 1985 e apontar Joseph Saidu Momoh como sucessor, que apesar do bom início, revela-se um continuador das políticas de Siaka Stevens. Uma terrível guerra civil segue-se entre 1991 e 2002, deixando mais de 50000 pessoas mortas, e acaba por misturar-se com a outra guerra civil que ocorria na vizinha Libéria, onde o corrupto líder Charles Taylor colabora com o seu colega leonense, Foday Sankoh, no tráfico de armas, drogas e diamantes, promovendo a corrupção e dilapidando o estado de forma inédita. Com o fim da guerra, a luta é para reconstruir o estado, um dos mais pobres do mundo, e impedir que este se transforme em um narcoestado, ponte para que a droga colombiana entre na Europa.

Sierra Leonians Survive In One Of The Worlds Poorest Countries