Nascia o actor brasileiro Lima Duarte

29 Março 1930

Nascido na zona rural da cidade interior de Sacramento a 29 de março de 1930 é filho de um boiadeiro chamado António José Martins e de uma artista circense. Quando saiu do interior para trabalhar como artista Lima Duarte só possuía uma pequena bolsa e uma boleia num camião que transportava mangas.

Ao chegar á capital paulista Lima Duarte adoptou este nome artístico após a sua mãe, que era espírita, dizer que esse era o seu guia e iria ajudá-lo.

Gonzaga Blota, Marcos Paulo, Jayme Monjardim e Paulo Ubiratan

O sonhador entrou para o rádio como ajudante geral e chegou até a posição de radio actor. Mas foi em 1951 que entraria para a história da novela televisiva e do Brasil ao participar da primeira telenovela exibida pela TV Tupi que entrou no ar no dia 21 de Dezembro.

A novela intitulada “A sua vida me pertence” foi um marco que contou com a participação de Lima Duarte então com 21 anos.

A versatilidade de Lima Duarte é muito grande e ele além de actor é director de telenovela, dobra personagens ,apresentador e argumentista.

ator-lima-duarte-comenta-sobre-proxima-novela-da-globo_1619363

Entre os personagens populares que recebem a voz de Lima Duarte e poucos sabem estão Catatau do desenho Zé Colméia, Pepe Legal, Alfie Gator do Patinho Duque, Manda Chuva, Wally Gator e Dum Dum.

Entre novelas, mini séries, programas e especiais Lima Duarte fez mais de 100 trabalhos na televisão, maioria na Rede Globo.

No teatro Lima Duarte exibiu e participou de diversas peças e é respeitado pela sua excelente actuação em muitas delas. Uma das peças de grande repercussão que Lima Duarte apresentou foi O testamento do Cangaceiro.

Na filmografia brasileira um dos maiores participantes em números de filmes é Lima Duarte que participou de mais de 50 trabalhos. O actor já actuou, também, como actor de vídeo clips, inclusive para a dupla Zezé Camargo e Luciano de quem se declara fã.

maxresdefault

Entre indicações e prémios recebidos pelo actor são mais de 30 ao longo da carreira. Lima Duarte foi casado três vezes. Primeiro com Marisa Sanches, depois com Ritva Yarvinin e por último com Mara Martins. O actor segue trabalhando e agradando aos seus milhões de fãs no Brasil.