Inaugurada a ponte da amizade entre Brasil e Paraguai

27 Março 1965

No dia 27 de Março de 1965, o presidente brasileiro Castelo Branco inaugurou a ponte que une a cidade de Foz do Iguaçu à Cidade del Este, no Paraguai, cruzando o Rio Paraná. Do lado brasileiro, a ponte recebeu o nome de Ponte Internacional da Amizade, enquanto que, do lado paraguaio, a construção foi chamada de Ponte Alfredo Stroessner. A inauguração da ponte era bastante aguardada pela população da região sudoeste do Paraná, pois facilitaria o escoamento de grande parte da produção agrícola da região, principalmente de soja, trigo e milho.

O tratado para a construção da ponte foi firmado em 1956 e a comissão foi criada no fim daquele ano, 86 anos depois do fim da Guerra do Paraguai, onde Brasil, Uruguai e Argentina entraram em conflito com o país após o exército paraguaio invadir o sul do Mato Grosso em apoio ao governo Uruguaio que foi deposto pelo império brasileiro. A guerra foi vencida pela tríplice aliança e o presidente paraguaio, Solano López, foi deposto.

5765262_x720

A derrota na guerra trouxe prejuízos enormes ao Paraguai, além do decréscimo populacional, mais de 300 mil pessoas morreram na guerra, ainda ficou dez anos sob ocupação militar brasileira, teve que pagar uma quantia enorme de indemnização de guerra, além de perder 40% do território do conflito para Brasil e Argentina.

ponte amizade