Nascia a actriz Reese Witherspoon

22 Março 1976

Laura Jean Reese Witherspoon (Nova Orleans, 22 de Março de 1976) é uma actriz, produtora e empresária norte americana, vencedora de um Óscar de melhor actriz. Iniciou a sua carreira como actriz infantil e modelo, fazendo a sua estreia profissional em The men in the Moon (1991), para o qual ela foi nomeada ao Young Artist Award.

Arquivo-Confidencial-Reese-Witherspoon

O papel revelação de Witherspoon veio em 2001, em Legalmente Loira, no papel de Elle Woods, pelo qual recebeu o reconhecimento internacional e a sua segunda indicação ao globo de ouro. Em 2005, Witherspoon recebeu grande atenção pela sua interpretação de June Carter em Walk the Line, que lhe rendeu o Óscar, globo de ouro e BAFTA.

Filha de um cirurgião e uma enfermeira pediátrica e professora universitária, Witherspoon é descendente directa de John Witherspoon, signatário da Declaração de Independência dos Estados Unidos e fundador da Universidade de Princeton. Por seu pai ter trabalhado para as Forças Armadas norte americanas na Alemanha, Witherspoon lá viveu por quatro anos. Ao retornar para os Estados Unidos, Witherspoon viveu longo período da sua infância e adolescência em Nashville , onde a família frequentava a igreja Episcopal. Após a conclusão do Ensino Médio na conceituada Harpeth Hall School, ela ingressou na Universidade de Stanford, no curso de Literatura, mas abandonou-o após um ano para dedicar-se à carreira de atriz. Witherspoon fundou uma produtora denominada Type A, apelido dado à actriz pela sua fama de organização.

71st Annual Golden Globe Awards - Arrivals

Witherspoon foi casada com o actor  Ryan Phillippe  desde 5 de Junho de 1999. Eles conheceram se nas filmagens de Segundas Intenções e separaram-se no final de Outubro de 2006. Juntos, tiveram dois filhos: Ava Elizabeth e Deacon Phillippe. Iniciou um romance com o actor Jake Gyllenhaal  nos bastidores do filme O Suspeito em 2007. O casal separou se em novembro de 2009. Em Fevereiro de 2010, começou a namorar o agente Jim Toth, no dia 26 de Março de 2011, eles casaram numa cerimonia na Califórnia. Reese deu à luz o seu terceiro filho, o primeiro com o actual marido Jim Toth, no dia 27 de Setembro de 2012, um menino que recebeu o nome de Tennessee James.

reese-witherspoon