Nascia o escultor , Constantin Brancusi

19  Fevereiro 1876

Constantin Brâncuşi (Hobita, 19 de Fevereiro de 1876 — Paris, 16 de Março de 1957) foi o mais célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda moderna.

Estudou na Escola de Artes de Craiova de 1894 a 1898 e depois na escola nacional de Belas Artes de Bucareste de 1898 a 1901. Com o objectivo de completar a sua formação, chega a Paris em 1904 e inscreve se na École nationale supérieure des Beaux-Arts em 1905.

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Foi uma figura central do movimento moderno e um dos pioneiros da abstração. A sua escultura é conhecida pela sua elegância visual e uso de materiais sensíveis, combinando a escultura franca do camponês com a sofisticação da vanguarda parisiense. Depois de frequentar a Escola de Belas Artes de Bucareste e da aprendizagem da escultura de August Rodin, Brâncuşi viajou para Paris em 1904. Brâncuşi criou sua primeira grande obra, O Beijo, em 1908.

A partir deste momento a sua escultura tornou-se cada vez mais abstracta. Passa a operar as formas através do polimento, como se tentasse ao mesmo tempo eliminar da escultura a representação e chegar ao seu centro. Ao mesmo tempo, questiona o pedestal a partir da ideia de objeto que media a relação da escultura com o real. Passa, assim, a incluí-los esteticamente no problema da escultura.

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Entre outras, destacam-se na sua obra a Musa adormecida, A maiastra, O mundo, O pássaro e a Coluna sem fim. A escultura de Brâncuşi ganhou notoriedade internacional no Armory Show de 1913, em Nova Iorque. O seu atelier em Paris foi preservado depois da sua morte e reconstruído ao lado do Centro Georges Pompidou, o Beaubourg, pelo interesse dedicada ao arranjo das suas esculturas, que em si foi pensado como problema artístico e foi documentado em fotografias e filmes pelo próprio artista.

Isamu Noguchi trabalhou como assistente de estúdio de Brâncuşi em 1927, Brâncuşi ensinou lhe a esculpir a pedra e a madeira. Na década de 1930 Brâncuşi trabalhou em dois projectos ambiciosos de escultura pública, a realizar um templo na Índia para o marajá de Indore e a instalação em Targu Jiu  (Romênia), dos seus projectos, “Portão do Beijo”, “Tabela de silêncio” e uma versão de 100 pés (30,48 metros) de altura de ferro fundido da “Coluna infinita”.

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Na sua morte Brâncuşi deixou o conteúdo do seu estúdio para o Museu de Arte da Cidade de Paris, na condição de o estúdio ser instalado no museu na sua totalidade.

Constantin_Brancusi,_1907-08,_The_Kiss,_Exhibited_at_the_Armory_Show_and_published_in_the_Chicago_Tribune,_25_March_1913.