Nascia o futebolista brasileiro, Romário

29 Janeiro 1966

Romário de Souza Faria, mais conhecido apenas como Romário (Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 1966), é um ex-futebolista e, actualmente, politico brasileiro. Conhecido popularmente como “Baixinho”, pela baixa estatura, o jogador ainda teve uma breve experiência como treinador, dirigindo o Vasco da Gama. Também conseguiu ser ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense, além do América, onde encerrou a sua carreira e nos rivais espanhóis Barcelona e Valência.

vai-romáriooooo

É o quarto maior artilheiro da Selecção do Brasil, com cinquenta e cinco golos marcados, ficando em segundo lugar na posição até 2004 quando foi ultrapassado por Ronaldo.A sua média de golos pela selecção é superior aos golos de Pelé que é o primeiro, de Ronaldo que é o segundo e de Neymar que é o terceiro. É o jogador que mais fez golos numa temporada com a camisa da selecção balançando a rede 20 vezes em 1997. Foi o jogador mais bem pago do mundo em 1996 jogando pelo Valência da Espanha.  É um dos maiores atacantes brasileiros, e do futebol mundial, de todos os tempos.

Entre os seus muitos títulos, destaca-se o campeonato do mundo de 1994, na qual foi a figura principal. Na época do mundial, era jogador do Barcelona.

f19e1674f8740755cc72a8caa689d169

Filho de Edevair de Souza Faria e Manuela Ladislau Faria, morou na comunidade do Jacarezinho até aos três anos de idade, quando se mudou para a Vila da Penha. Lá jogou na equipa de futebol do Estrelinha, fundado por seu pai, o que era uma maneira de incentivá-lo à prática do desporto. É no asfalto e nas quadras de futebol de salão que aprende a jogar. Com pouco tempo já era destaque entre os garotos, e já jogava entre os mais velhos.

romario

Em 1979, um olheiro o levou para fazer testes nos infantis do Olaria, logo ele é artilheiro e campeão carioca na categoria infantil em 1979. Destaque entre os jogadores da equipa, foi levado depois ao Vasco da Gama, mas foi obrigado a fazer um “estágio” de um ano, pois o jogador não tinha condições legais de ingressar no clube por causa de sua tenra idade, já na categoria juvenil e juniores do Vasco, consegue por três anos seguidos ser artilheiro do campeonato carioca nos anos de 1982,1983 e 1984 e Bi-Campeão 1983 e 1984, mostrando assim que estava surgindo o maior artilheiro de todos os tempos do futebol.

1273574_366878