Nascia o prémio Nobel da Física, Lev Landau

22 Janeiro 1908

Prémio Nobel de física pelas suas descobertas sobre o hélio líquido, Lev Landau estendeu a sua contribuição à pesquisa científica a sectores diversos, como a física nuclear e a energia estelar.

1_i6uzfplp_pk_sdskugfjvq
Lev Davidovitch Landau nasceu em Baku, capital do Azerbaijão, em 22 de Janeiro de 1908. Aos 14 anos entrou para a Universidade de Baku, onde estudou química e física, e dois anos mais tarde transferiu-se para a Universidade de Leninegrado. Depois de uma breve estadia na Alemanha, trabalhou no Instituto de Física Teórica de Niels Bohr, em Copenhaga. Em 1932 radicou-se em Kharkov, então capital da Ucrânia. Nesse período começou a escrever a sua obra mais conhecida, Curso de física teórica, em nove volumes.
Em 1937 transferiu-se para Moscovo, onde o seu interesse pela física experimental levou-o a pesquisar o comportamento do hélio em estado líquido. O físico P. L. Kapitsa, pesquisador da física de baixas temperaturas, descobrira que o hélio líquido é superfluido, ou seja, ao passar através de um tubo, apresenta menos resistência que qualquer outro líquido. A teoria de Landau que explica esse fenómeno valeu-lhe o Prémio Nobel de física de 1962.

landau
Embora mais conhecido pelas suas descobertas no campo da física de baixas temperaturas, Landau realizou estudos notáveis sobre física quântica, raios cósmicos, hidrodinâmica e outros temas. A sua teoria da propagação de sons secundários causou polémica, mas foi mais tarde plenamente confirmada. Lev Landau morreu em Moscovo, a 1º de abril de 1968.