Uma Universidade nos USA admite o 1º estudante negro

12 Janeiro 1952

Só em 1948, no dia 12 de Janeiro, o Supremo Tribunal Americano declarou igualdade na educação para negros e brancos. E mesmo assim, só 4 anos depois em 1952, exactamente no dia 12 de Janeiro, é que o primeiro estudante negro foi admitido numa universidade, sendo na Universidade do Tennessee. Para que ele entrasse na universidade, foram feitas audiências em tribunais. Ainda assim, não foi fácil, o estudante foi alvo de muito preconceito e revolta por parte dos estudantes brancos.

214_cartadaamerica

É claro que hoje negros têm — teoricamente — possibilidade de estudos, que é mais do que direito de todos nós. Mas esse exemplo da nossa história só mostra como as coisas não foram iguais durante os tempos. O primeiro branco a graduar se foi em 859 d.C., enquanto o primeiro negro só o pode fazer 1093 anos depois. Chocante, não é?

1116950

A data de hoje é sim motivo de lembrança e comemoração, é uma vitória. Mas ainda á muito a fazer . Tenhamos em mente que todos nós somos seres humanos, iguais, e por isso todos deveremos ter os mesmos direitos.

1117425