Nascia o actor, Denzel Washington

28 Dezembro 1954

Denzel Washington (1954) é um actor, director e produtor norte-americano, um dos mais respeitados de Hollywood, vencedor de duas estatuetas do Óscar.

Denzel_Washington

Denzel Hayes Washington (1954) nasceu em Mount Vernon, Nova Iorque, no dia 28 de Dezembro de 1954. Segundo de três filhos de um pastor protestante e uma esteticista, viu os seus pais se separarem quando tinha 14 anos. Nessa mesma época, ele e a sua irmã mais velha foram levados para um colégio interno. Embora se tenha  formado em Jornalismo, em 1977, a sua verdadeira ambição era ser actor. Ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório de Teatro Americano e mudou-se para São Francisco. Um ano depois, já actuava em diversos telefilmes. A sua estreia no cinema deu se com a comédia “A Cara do Pai”, (1981), fazendo o papel do filho ilegítimo de um homem branco e rico (George Segal).

O seu primeiro sucesso aconteceu com uma série dramática de televisão, vivendo Philip Chandler, um dos médicos de “St. Elsewhere” (1982-1988). Elogiado pelos críticos e admirado pelo público, o actor começou a chamar a atenção de Hollywood. Com o sucesso da série, em 1984, foi chamado pelo director Norman Jewison para integrar o elenco de “A História de um Soldado”, versão da peça de Charles Fuller, premiada com o Pulitzer.

denzel-washington-networth

Nesse suspense complexo e antirracista, ele é o soldado Peterson, mesmo papel que fez nos palcos. Em 1987 actuou em “Um Grito de Liberdade”, dirigido por Richard Attenborough, no papel de Steve Biko, um ativista antiapartheid, recebendo a sua primeira indicação ao Óscar de Melhor Actor secundário.

Em 1989, Denzel Washington voltou a brilhar com a sua actuação no épico “Tempo de Glória”, com direcção de Edward Zwick, uma narrativa sobre a participação dos negros na Guerra Civil Americana. O emocionante desempenho como um escravo fugitivo e amargurado valeu lhe a primeira estatueta do Óscar como Melhor Actor secundário.

denzel-washington-fences

O actor passou a fazer parte dos grandes astros e junto com Spike Lee, actuou em “Mais e Melhores Blues” (1990), que foi o início para uma parceria que renderia mais três filmes: “Malcolm X” (1992), um épico centrado na figura do controverso líder do Nacionalismo Negro, que levou Denzel a concorrer pela primeira vez ao Óscar de actor principal, “He Got Game” (1998) e “O Plano Perfeito” (2006).

Ao longo da década de 90, o actor foi acumulando bons filmes e papéis diversificados, entre eles: “O Dossier Pelicano” (1993), contracenando com Julia Roberts, “Filadélfia” (1993), em parceria com Tom Hanks e “Maré Vermelha” (1995), assinado por Tony Scott, “O Coleccionador de Ossos” (1999), na pele de um policial tetraplégico ao lado de Angelina Jolie e Hurricane: O Furacão” (1999), quando vive uma personagem real, o campeão  de box Rubin Carter, condenado injustamente por assassinato em 1966. O desempenho rendeu lhe O Globo de Ouro e o Urso de Prata no Festival de Berlim e a sua segunda indicação ao Óscar na categoria principal.

35f9afe9eef8c656_GettyImages-51701996

Dois anos mais tarde, Washington actuou no drama policial, “Dia de Treino” (2001), como um policial corrupto e violento Alonzo Harris, tornando-se o segundo negro a levar o Óscar de actor principal. (o primeiro foi Sidney Poitier por Uma Voz Nas Sombras, 1966.

anglo_2000x1125_fences1

No ano seguinte, personificou John Q. Archibald, em “Um Acto de Coragem”, um pai desesperado que, com uma arma na mão, obriga uma equipa médica a fazer o transplante de coração que pode salvar o seu filho. Ainda em 2002, estreou atrás das câmaras, dirigiu e actuou em “Voltando a Viver”, experiência que repetiu em “O Grande Debate” (2007). Denzel é casado, desde 1983, com a actriz Pauletta Washington, mãe de seus quatro filhos. Nos últimos anos, actuou em diversos filmes, entre eles “O Voo” (2012) que lhe deu mais uma indicação ao Óscar.