O navegador da Web “Ópera” é lançado

9 Dezembro 1996

Opera é um navegador da Web desenvolvido pela companhia Opera Software e disponibilizado para Microsoft Windows, MAC OS X e Linux, usando o motor Blinck. Uma antiga versão que funciona com o motor Presto ainda pode ser usada no FreeeBSD  além dos outros sistemas operacionais.

opera_logo

As características do Opera incluem gestos no mouse, divisão por abas,zoom de página, um comando de downloads integrado, sincronização de configurações, senhas e sites favoritos. O seu sistema de segurança possui protecção contra Phishing  e Malware, uma forte verificação em sites da web, e o fácil modo de apagar cookies e o histórico apenas com o clicar de um botão.

O Opera tem uma grande distribuição no mercado de aparelhos móveis e aparelhos personal digital assistants  (PDAs). Edições de Opera estão disponíveis para aparelhos usando os sistemas operacionais Symbian e Windows mobile , bem como o Java ME. De facto, aproximadamente 40 milhões de telemóveis são vendidos com a pré-instalação do Opera. Além disso, o Opera é o único navegador disponível para as consolas Nintendo DS e Wii. Algumas  set top box  também usam o Opera, e a Adobe licenciou o Opera .

84472

De acordo com a Opera Software, o navegador tinha mais de 350 milhões de usuários mundialmente no quarto trimestre de 2014. Os usuários de Opera mobile eram cerca de 291 milhões em Junho de 2015. O Opera é notável por criar vários recursos que foram adoptados por outros navegadores, como o speed dial, sessões de navegação, bloqueador de propagandas, navegação privada e esquema de abas.

opera-logo-660