Nascia o cantor compositor, Jim Morrison

8 Dezembro 1943

Jim Morrison (1943-1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano. Vocalista da banda The Doors faleceu precocemente com apenas 27 anos de idade.

Jim Morrison (1943-1971), nome artístico de James Douglas Morrison, nasceu em Melbouene, Flórida, Estados Unidos, no dia 8 de Dezembro de 1943. Filho do almirante George Steplien Morrison e de Clara Clark Morrison, funcionários da Marinha americana, morou em diversos estados por causa da profissão dos pais. Durante a sua adolescência começou a escrever poesias. Em 1961, morando em Washington, graduou-se na George Washington High School. Em 1964, ingressou no curso de cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)

4c04f95d47cf72221bf6a06a10c4d8ee_large

Em 1965, depois de formado, junto com o amigo Ray Manzarek iniciou a criação da banda de rock, “The Doors”, nome inspirado no livro The Doors os Perception, de Aldous Huxley. Nesse mesmo ano o grupo estava formado com Morrison (voz), Manzarek (teclado), Krieger (guitarra) e Densmore (bateria). Ainda em 1965, Morrison conheceu Pamela Courson, durante uma apresentação da banda no clube nocturno The London Fog. O casal iniciou um tumultuoso relacionamento com discussões, uso de drogas e infidelidades.

1458749604-jim-morrison

Em 1966 o grupo passou a tocar no clube Whisky a Go Go, quando foi visto pelo presidente da Elektra Recordes, que logo contratou a banda. Durante as gravações, Morrison já chegava embriagado. O álbum de estreia do grupo, intitulado “The Doors”, foi lançado em Janeiro de 1967, e conta com diversas músicas de autoria de Morrison, incluindo o drama musical “The End”, com duração de mais de 11 minutos. O primeiro single promocional da banda, “Break On Through” foi dirigido por Morrison e Manzarek. Com o lançamento do segundo single, “Light My Fire” a banda tornou-se um grande sucesso e com performances polémicas, destacaram se como um símbolo da contracultura norte-americana.

the_spirit_of_jim_morrison_by_ivankorsario-d2yydgp

Em 1967, a banda lançou o seu segundo disco intitulado “Strange Days”, no qual, a faixa “When the Musics Over”, era longa e dramática como The End do primeiro disco. O disco incluiu também canções clássicas como “Peaple Are Strange” e “Love Me Two Times”. Com as apresentações escandalosas de Jim Morrison, o grupo conquistou os adolescentes e nas suas apresentações ao ar livre, ocorreram situações descontroladas entre os fãs e a polícia.

O terceiro disco do grupo “Waiting for the Sun”, lançado em 1968, foi o primeiro e único disco a chegar ao primeiro lugar na Billboard 200, e o single “Hello, I Love You” atingiu o primeiro lugar no Billboard Hot 100. A música “The Unknown Soldier” foi banida das rádios por ter uma letra bastante controversa. Ainda em 1968, o grupo iniciou uma turnê pela Europa. Em Amesterdão, Morrison não se apresentou, pois havia perdido os sentidos pelo uso de drogas.

Jim-Morrison-The-Doors-Elektra

Em Março de 1969, durante um concerto no Dinners Key Auditorium, em Miami, depois de atitudes obscenas, Morris foi preso e diversos shows foram cancelados. Nesse mesmo ano, com sessões de gravações que se estenderam por semanas, por causa do estado de Morrison, foi lançado “The Soft Parade”, onde o primeiro single “Touch Me”, teve a colaboração do saxofonista Curtis Amy.

O grupo lançou ainda: “Morrison Hotel” (1970) e “L.A. Woman” (1971). Após a gravação do último disco, em abril, Morrison seguiu para Paris com a companheira Pamela Courson com o objectivo de descansar, mas continuou envolvido nas drogas e álcool. Em julho foi encontrado morto na banheira do apartamento que morava com Pamela. Muito se especula sobre a sua morte, mas até hoje a causa não foi divulgada. Depois de sua morte, dois volumes de poesias foram publicados.

Jim Morrison faleceu em Paris, França, no dia 3 de Julho de 1971.

Photo of Jim Morrison