Inauguração do “ Bondinho “ do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro- Brasil

27 Outubro 1912

No ano de 1910, para a construção do empreendimento, foi criada uma empresa, com o nome de Companhia do Caminho Aéreo do Pão de Açúcar. Uma vez que a empresa estava constituída, foi então iniciada a construção da linha de cabos que levaria ao topo de ambas as montanhas.

paoo

O obra foi construída por brasileiros e portugueses fazendo utilizando equipamentos e materiais alemães, e à época foram organizadas para transporte ao topo operações perigosas e desafiadoras em termos de engenharia civil e engenharia mecânica, com a participação e trabalho de centenas de competentes e esforçados trabalhadores.

timelapse_dia

Após árduos trabalhos, o primeiro estágio da linha de cabos de aço suspensos, tem 575 metros ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, e ficou pronta em 27 de Outubro do ano de 1912, quando então 577 pessoas subiram no bondinho de madeira que tinha capacidade para 24 passageiros.

Somente no ano seguinte, no dia 18 de Janeiro o segundo estágio da linha de cabos suspensos, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi finalmente inaugurada.

No ano de 1969, exactamente 56 anos após a inauguração do caminho aéreo, a cidade do Rio de Janeiro havia crescido bastantes, e o número de visitantes e turistas aumentado muito. Era imperativo modernizar e aumentar a capacidade das linhas de bondes do Pão de Açúcar.

bondinho-pão-de-açúcar-rio-de-janeiro

Assim sendo, neste ano de 1969, a Companhia do Pão de Açúcar obteve permissão para duplicar a linha, e após as obras de reforma e melhorias, passou a contar com 4 novos bondinhos, cada um com capacidade para transportar 75 passageiros. Os trabalhos e obras levaram no todo 2 anos e foram completados em 29 de Outubro de 1972.

No ano de 2008 os 4 bondes foram substituídos por outros mais novos e mais modernos. São quase iguais, porem possuem vidros mais escuros e equipamentos de controle mais modernos.

Bondinho