Nascia a politica norte americana, Hillary Clinton

26 Outubro 1947

Hillary Diane Rodham Clinton (1947) nasceu em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, no dia 26 de Outubro de 1947. Filha de Hugh Ellsworth Rodham, um industrial têxtil e de Dorothy Emma Howell, dona de casa, foi criada em Park Ridge, subúrbio de Chicago. Cursou a Wellesly College, época em que presidiu a ala jovem das republicanas. Mais tarde, à medida que as suas opiniões sobre os direitos civis dos negros e da Guerra do Vietnam mudaram, renunciou ao cargo e se aproximou dos democratas.

HillaryHistoria

Graduou-se em Ciências Políticas, em 1969 e proferiu o discurso durante as festividades da formatura. Ingressou na Faculdade de Direito de Yale, onde conheceu Bill Clinton, também estudante e seu futuro marido. Graduada em 1973, iniciou sua carreira profissional. Fez pós-graduação em Estudos da Criança. Em 1975 mudou-se para o Arkansas, e nesse mesmo ano se casou com Bill Clinton.

Hillary-Clinton-Childhood-Story-Plus-Untold-Biography-Facts

Em 1977, Hillary entrou para um importante escritório de advocacia do estado. Nesse mesmo ano, fundou a associação Advogados em Defesa das Crianças e Famílias do Arkansas. Em 1978, Bill Clinton foi eleito Governador do Arkansas, quando exerceu dois mandatos. Enquanto era a primeira-dama do Arkansas, de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992, Hillary manteve o seu interesse pelos direitos das crianças. Em 1979, Hillary foi nomeada presidente do Comité Consultivo sobre saúde Rural. Em 1983 foi nomeada presidente do Comité de Normas Educacionais do Arkansas. Entre 1988 e 1992, Hillary figurou na lista dos 100 advogados mais influentes do país.

hillary-clinton_329730752

Com a vitória de Bill Clinton na eleição presidencial americana, em 1992, Hillary tornou-se a 44ª primeira-dama dos Estados Unidos. Em 1993, a família Clinton chega à Casa Branca, em Washington. Nesse mesmo ano, Hillary é nomeada para chefiar um comité para a reforma do sistema de saúde. Realizou diversas conferências na Casa Branca, principalmente sobre a Assistência à Infância. Colaborou para a aprovação da lei da adopção para resolver problemas inerentes a orfanatos e a adopção de crianças com necessidades especiais. Em 1998, enfrentou a constrangedora denúncia do envolvimento de Bill Clinton com a estagiária Monica Lewinsky.

Em 2000, antes de terminar o segundo mandato de Bill Clinton, Hillary foi eleita primeira senadora por Nova Iorque, foi também a primeira vez que uma primeira-dama concorreu a um cargo para o Congresso. Após os ataques de 11 de Setembro, apoiou as acções militares no Afeganistão e no Iraque, mas depois fez oposição ao presidente George Bush, na questão da Guerra do Iraque. Em 2006, foi reeleita senadora com 67% dos votos.

hillary-clinton_329730752

Em 2008, Hillary concorreu para a nomeação democrata na eleição presidencial, mas apesar de sair vitoriosa nas primárias acabou perdendo a nomeação para Barack Obama.

Em 2016, Hillary entra para a história como a primeira mulher a representar um grande partido nas eleições presidenciais norte-americana. No dia 26 de julho, na convenção democrática, Hillary Clinton foi confirmada como candidata do Partido Democrata. Enfrentando o republicano Donald Trump nas eleições gerais, acabou sendo derrotada pelo colégio eleitoral.