Salvador Allende eleito Presidente do Chile

24 Outubro 1970

eleição presidencial no Chile em 1970 foi realizada em duas voltas. O candidato do Partido Socialista, Salvador Allende, obteve uma maioria estreita (36,6% dos votos) no pleito de 4 de Setembro. Por não ter obtido a maioria absoluta dos votos, a sua eleição exigiu uma segunda volta, realizado a 24 de Outubro, no qual os membros do Congresso Nacional decidiriam se ele ou o segundo candidato mais votado iria tomar posse, de acordo com a Constituição de 1925, então vigente no país. Mais de 150 parlamentares (78,46% do Congresso) votaram a favor de Allende.

allende_1_-_fsa

No mesmo dia em que foi eleito, Allende declarou nos meios de comunicação que faria um governo marxista, prometendo implantar a reforma agrária, controlar as importações e exportações e nacionalizar os bancos.

Allende assumiu o poder numa época em que 45% do capital do país estavam nas mãos de investidores estrangeiros, as minas de cobre eram praticamente de domínio norte-americano e 80% das terras eram propriedade de latifundiários. Em 1970, a dívida do Chile era de mais de quatro biliões de dólares, a segunda maior do mundo.

Durante seu governo, Allende começou a fazer as reformas que havia prometido: estatizou bancos e grandes empresas e, em 1972, fez o mesmo com as minas de cobre. Essas mudanças económicas e sociais tiraram o país da péssima situação em que se encontrava. Em 1971, o Chile apresentou um crescimento económico de 8,5%, o segundo melhor resultado dos 23 países da América Latina.

24-de-outubro-de-1970-salvador-allende-e-confirmado-pelo-congresso-chileno-como-presidente-1024x585

No começo de 1972, porém, a situação se inverteu. O país entrou em crise, o capital nacional e estrangeiro desapareceram, o crescimento económico cessou e a produção agrária caiu vertiginosamente. Isso gerou escassez de alimentos, principalmente porque a população e as empresas começaram a fazer sotcks, temendo dias ainda piores.

A primeira tentativa fracassada de golpe para derrubar Allende do poder aconteceu no final de Junho de 1973. O descontentamento da população era tão visível quanto o crescente desejo de mudanças. A fome e a falta de produtos básicos levaram a uma revolta. Os conflitos isolados eram o prenúncio de uma guerra civil.

1700eef8b6604378d8d23c3e0d99b106_XL