Nascia a actriz Catherine Deneuve

22 Outubro 1943

Catherine Fabienne Dorléac, mais conhecida como Catherine Deneuve, nasceu em Paris, a 22 de Outubro de 1943. Filha de Maurice Dorleác, também actor, fez diversas participações em filmes de Roger Vadim, com quem viria a se casar.

Catherine Deneuve 2

Chegou ao estrelato com o filme “Os Guarda chuvas do amor”, de Jacques Demy.
Durante os anos 60 ganhou status de símbolo sexual graças a filmes como A Bela da Tarde (de Luis Buñuel) e Repulsa ao Sexo (de Roman Polanski).

Além de Roger Vadim, Catherine foi casada com o fotógrafo David Bailey e teve um romance com Marcello Mastroianni, com quem teve a filha Chiara em 1972.

catherine-deneuve-163800
Dentre os seus filmes de maior destaque, além de A Bela da Tarde, encontram-se A Sereia do Mississipi, Mayerling, Tristana, Pele de Asno, dentre outros.
Nos anos 80, Deneuve fez trabalhos importantes em O Último Metro de François Truffaut e Fome de Viver, de Tony Scott.

Deneuve sobreviveu como ícone do cinema nos anos 90, recebendo o seu segundo César (o maior prémio do cinema francês) e uma indicação ao Óscar de melhor actriz pelo filme Indochina, de 1992, que naquele ano ganharia o Óscar de melhor filme estrangeiro da Academia de Hollywood.

3441

Os seus últimos filmes de sucesso mundial foram Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, com a cantora e actriz islandesa Bjork, Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2000 e 8 Mulheres, de 2002, ao lado de algumas das maiores actrizes francesas como Fanny Ardant e Emmanuelle Béart.