Thomas Edison inventa a Lâmpada Eléctrica

21 Outubro 1879

Até que enfim acabava a iluminação a querosene, a gás ou a óleo incandescente. O inventor ,o génio trouxe ao mundo pela primeira vez, a 21 de Outubro de 1879, a luz eléctrica.

edison

O norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente eléctrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia. A lâmpada, em forma de Pera, hoje funcionando com filamento de tungsténio, passou a ser um objecto essencial e mais do que familiar para biliões de pessoas em residências em todos os quadrantes do planeta.

Edison-in-Lab-1
Thomas Edison foi um génio na aplicação prática de princípios científicos e um dos maiores e mais prolíficos inventores do seu tempo. A sua educação formal estava reduzida a três meses de escolaridade em Port Huron, no Michigan (EUA), em 1854. Durante anos, trabalhou como jornaleiro e foi nesse período que passou a sofrer da surdez que só aumentou com o correr dos anos. Mais tarde, trabalhou como telegrafista em várias cidades.

 

edison-tomás-696x365

As primeiras invenções de Edison foram um transmissor e receptor para um telégrafo automático; um sistema quadruplex para a transmissão simultânea de quatro mensagens; e um sistema melhorado de informação financeira. Em 1877, inventou o transmissor telefónico a carbono para a Western Union Telegraph. O seu fonógrafo, patenteado em 1878, chamou a atenção como o primeiro aparelho de sucesso da espécie.

maxresdefault

Um memorial dedicado a Thomas Edison foi erguido em 1938 em Menlo Park. O laboratório de Edison e outras edificações associadas a sua carreira foram preservadas e reproduzidas na Greenfield Village, também no Michigan. Algumas das suas várias companhias foram consolidadas para formar a gigante General Electric (GE).