Dia Internacional do Idoso

1 Outubro 1991

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro.

Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

20150930171605-1

No Dia Internacional do Idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de actividade física e workshops de artes manuais.

Em 2016, o 26º. Dia Internacional das Pessoas Idosas celebrado pela ONU tem o tema: “Tome uma posição contra o envelhecimento”.

Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito, pois um dia seremos todos idosos.

idoso (1)

Neste dia alegria, emoção, paz e amor no coração.

Por mais rugas que o idoso tenha, nada esconde o amor que tem por nós.

Quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência e o amor.

É com os idosos que podemos aprender mais sobre a vida.

Existem 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Em 2025 este número será o dobro.

Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população activa em 2050.

O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. Estes cálculos são feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e da diminuição dos níveis de fecundidade.

idoso