Fundação dos serviços secretos dos USA – CIA

18 Setembro 1947

CIA é a sigla em inglês para Agência Central de Inteligência, e tem como missão colectar, avaliar e distribuir informações que sejam de uso da administração norte-americana na tomada de decisões sobre segurança nacional. Ela também pode tratar de acções secretas, a pedido do presidente, mas não lhe é permitido espionar as actividades domésticas dos americanos ou participar de assassinatos, apesar de já ter sido acusada de tais actos.

CIA

Nos EUA, as primeiras agências formais e organizadas não surgiriam antes dos anos 1880, quando são instituídos o Escritório da Inteligência Naval e a Divisão de Inteligência Militar do Exército. Por volta da 1ª guerra mundial, foi criada a Divisão de Investigação, precursora do FBI. A estrutura da inteligência continuou através de várias reestruturações.

Em 1947, o Presidente Harry Truman assina o Acto de Segurança Nacional, que criou a CIA. Apesar de a agência ter um histórico de envolvimento em falhas e escândalos de espionagem, o governo ainda depende muito desta para fornecer inteligência e segurança nacional.

77512e519ce42b98ecfff27ce15bf9f9_XL

A CIA responde tanto ao poder executivo como ao legislativo. Por muitos anos, a principal missão da agência era proteger os Estados Unidos contra o comunismo e a União Soviética  durante a Guerra Fria. Actualmente, a agência tem um trabalho bem mais complexo: proteger os Estados Unidos das ameaças terroristas de todo o globo terrestre.