Dia de S.Guido

12 Setembro 1012

O Dia de São Guido celebra-se a 12 de setembro.

Guido de Anderlecht foi um santo católico que viveu entre 950 e 1012 na Bélgica, dedicando a sua vida a Deus e ao próximo.

História de São Guido

Filho de pais camponeses, Guido cedo demonstrou caridade e desinteresse pelos bens terrestres, dando o pouco que ganhava aos pobres.

dia-de-sao-guido

Deixou a casa dos pais para ser sacristão em Laken, perto de Bruxelas, no intuito de ser mais útil às pessoas e de conseguir viver em oração.

Para ter mais recursos para ajudar os necessitados tornou-se comerciante, mas rapidamente se arrependeu do caminho escolhido, decidindo de seguida vestir o hábito de peregrino e peregrinar pela Europa. Durante sete anos de peregrinação visitou os grandes santuários cristãos, incluindo os da Terra Santa, e assistiu aos pobres e doentes com que se cruzava.

Cansado e fraco, de regresso a casa, hospedou-se na casa de um sacerdote perto de Bruxelas. Pouco tempo depois faleceu, com uma infeção que lhe provocou um desarranjo intestinal.

Foi sepultado em Bruxelas. Deixado ao esquecimento, o seu túmulo foi desenterrado por um cavalo, sendo as suas relíquias transladas para uma igreja próxima.

A sua sepultura tornou-se uma paragem de peregrinação. Muitos relatos de milagres na sua sepultura aumentaram a sua fama de santo. Com o andar do tempo construiu-se uma igreja em seu nome, que ainda hoje pode ser visitada. Um festival com procissão e bênção a cocheiros e cavalos, ainda se realiza todos os anos em sua honra.

12-1

A devoção a são Guido de Anderlecht cresceu, principalmente entre os sacristãos, os lavradores, os camponeses e cocheiros. Ele é considerado o santo padroeiro de Anderlecht, dos cocheiros, dos cavalos, dos peregrinos, dos sacristãos, da disenteria, da epilepsia e da raiva.

O santo é tradicionalmente representado como um peregrino de chapéu e cajado ou como um camponês a lavrar no campo na companhia de animais.