Nascia o arquitecto Kenzo Tange

3 Setembro 1913

Arquitecto japonês nascido na pequena província de Imabari, na ilha Shikoku, criador de alguns dos mais ousados projectos arquitectónicos do Japão e vencedor do prémio Pritzker de Arquitectura (1987).

Kenzo-Tange-portrait

Formou-se em arquitectura na Universidade de Tóquio e trabalhou no estúdio de Kunio Maekawa, um discípulo japonês do grande mestre de origem suíça Le Corbusier. Enquanto leccionava na respeitada universidade, deixou a sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos. Seu primeiro grandioso projecto foi quando fez o Memorial da Paz de Hiroshima (1949-1955), que se tornou não só uma referência arquitectónica, mas um marco na consciência mundial, provando que a coexistência não só é possível como necessária, depois da cidade ter sido destruída pela primeira bomba atómica.

st-marys-cathedral-kenzo-tange-edmund-sumner-photography-tokyo-japan_dezeen_1568_0

Tornou-se conhecido no Ocidente ao projectar o Yoyogi National Gymnasium, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio (1964), mesmo ano em que desenhou a catedral Santa Maria de Tóquio. Os seus projectos posteriores caracterizaram-se por esse aspecto grandioso, combinando alta tecnologia com os princípios humanistas que moveram os primeiros arquitectos modernos.

Tange-113479995-56a02f723df78cafdaa06f96

Sempre atento a questões urbanísticas, elaborou um plano para a Tóquio da segunda metade dos século XX que até hoje é modelo para metrópoles que crescem sem estrutura para absorver mudanças em seu perfil. Foi responsável pelo plano mestre da Exposição Universal de Osaka (1970), que contribuiu posteriormente para levar o Japão para o mundo industrializado.

009-kenzo-tange-fuji-tv-headquarters-theredlist

Recebeu a Ordem da Cultura do Japão (1970), entre vários prémios recebidos em seu país e no exterior. Seu último projecto é a sede da TV Fuji, uma esfera gigantesca que flutua entre volumes rectos. Morreu aos 91 anos, vítima de insuficiência cardíaca. A sua arquitectura, que pode ser contemplada em mais de 20 países, inclusive o aeroporto internacional do Kuait, que lhe deu o prémio Pritzker de Arquitectura (1987), o mais respeitado desta área.