Lançado o livro “ Guinness” dos recordes

27 Agosto 1955

No dia 27 de Agosto de 1955 era lançado o Guinness World Records, uma publicação de periodicidade anual na qual constam recordes dos mais variados tipos, reconhecidos internacionalmente.

transferir

Trata-se do livro mais vendido do mundo com direitos de autor. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955. A origem da publicação é curiosa. Em 10 de Novembro de 1951, Sir Hugh Beaver, um director administrativo da cervejaria Guinness, envolveu se numa discussão durante uma caçada de qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. No meio dessa curiosidade, ele deu conta que talvez uma publicação com respostas para esse tipo de pergunta pudesse fazer sucesso.

27-de-agosto-e28094-1955-e28093-lanc3a7ado-o-livro-guinness-dos-recordes-inicialmente-como-brinde-aos-consumidores-da-cerveja-guinness

Beaver decidiu contratar uma agência em Londres, pertencente a Norris McWhirter e Ross McWhirter, para fazer esta pesquisa. O resultado foi a publicação do livro dos recordes em 1955 e, no Natal daquele ano, o livro, que se tornaria o Guinness Book of Records, havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.

Actualmente, os recordes vão desde o homem mais baixo do mundo, até quem consegue atirar um ovo o mais longe possível, ou passar roupa por mais horas seguidas. Alguns recordes também foram banidos, como por exemplo o gato mais pesado do mundo, pois vários proprietários de animais passaram a alimentar seus felinos de maneira desenfreada apenas para constar no livro. Em 2005, o Guinness designou o dia 9 de Novembro como “Dia Internacional Guinness World Records” para incentivar a quebra de recordes mundiais, e a data  transformou se num grande sucesso.