Nascia um dos fundadores da Apple, Steve Wozniak

11 Agosto 1950

Stephen Gary Wozniak, mais conhecido como Steve Wozniak, nasceu no dia 11 de Agosto de 1950, em São José, na Califórnia, é co-fundador da Apple Computer, juntamente com Steve Jobs.

wpyht9pyx7hacadtctxv

O engenheiro de computação conheceu Jobs em Palo Alto, após deixar a Universidade da Califórnia, em 1975. Steve Wozniak sempre gostou de electrónica, quando era jovem, uma de suas primeiras criações foi o Blue Box, um aparelho capaz de burlar o sistema telefónico e ligar de graça para qualquer lugar do mundo. Juntamente com o Steve Jobs, venderam alguns dos aparelhos e arrecadaram cerca de 6 mil dólares. Woz projectou o hardware, os circuitos integrados e o sistema operacional do Apple I, bem antes de ser baptizado com esse nome e comercializado por ele e Jobs.

image

Os dois fundaram a Apple Computer, a 1 de abril de 1976, e venderam o aparelho por menos de 700 dólares. Woz tornou-se vice-presidente da empresa, realizou melhorias e introduziu um monitor de alta resolução gráfica no Apple II, fazendo com que o computador fosse capaz de mostrar figuras, além das letras. Woz saiu da Apple a 6 de Fevereiro de 1985, nove anos após sua fundação.

woz

O engenheiro então fundou uma empresa de curta duração chamada CL9, que desenvolvia aparelhos de controle remoto. Logo após esta fase, Woz dedicou-se a dar aulas. Nos anos 2000, ajudou a fundar a Wheel of Zeus (WoZ), uma companhia que desenvolvia tecnologia wireless para GPS. Steve Wozniak já recebeu o Prêmio Grace Murray Hopper (1979), a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1985), foi incluído na National Inventors Hall of Fame (2000), e ganhou a Medalha Hoover (2013). Actualmente, Woz possui uma fortuna estimada em 150 milhões de dólares. Ele acredita que o importante não é ter dinheiro e sim saber o que fazer com a quantia.

082-NBF-2018-Sweden-Steve-Wozniak-1110x740