Robespierre é executado na Guilhotina

28 Julho 1794

No dia 28 de Julho de 1794, o revolucionário francês Maximilien de Robespierre foi guilhotinado, após boatos de endurecimento da Lei do Terror. A sua morte marcou o começo da última fase da Revolução Francesa.

“Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza”, declarou em 24 de Abril de 1793 Robespierre, uma das figuras mais importantes da Revolução Francesa.

luis-xvi-ejecucion

O jovem advogado Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794) pretendia mudar o destino da França. Desde o início de sua carreira política, destacou-se pela firmeza e pela forma radical de defender suas ideias. Influenciado por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele apoiava um Estado voltado para o bem comum e a vontade geral, estabelecido em bases democráticas. “O indivíduo é nada; a colectividade é tudo”, afirmava, lembrando o famoso Contrato Social de Rousseau.

Execution_robespierre,_saint_just...

Político “incorruptível”

Robespierre ajudou a fundar e foi líder do Partido Jacobino na Convenção Nacional (parlamento francês de 1792 a 1795). Seus discursos captavam o espírito da França revolucionária. “É natural que o bom senso avance lentamente. O governo viciado encontra nos preconceitos, nos costumes e na educação dos povos um poderoso apoio. O despotismo corrompe o espírito humano a ponto de ser adorado e, à primeira vista, torna a liberdade suspeita e terrível”, afirmara no discurso Contra a Guerra.

Os ideais da Revolução Francesa – liberdade, igualdade e fraternidade – compunham seu slogan predileto. Robespierre tornou-se famoso como político sério e “incorruptível”. Seu objectivo era eliminar os privilégios e instituições do Antigo Regime. Ele propagou ideias revolucionárias para a época, como o sufrágio universal, eleições directas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo segundo a renda.

Execution_of_Robespierre_Wallpaper_c60t