Invenção do Frigorífico

15 Julho 1842

A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1842, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada para exportação.

dfb1cef2d3e44cd1839f5765087af1a4

Nas áreas dos transportes de carga as primeiras experiências iniciaram se em 1851, nos EUA, e em 1857, foi construído o primeiro bem sucedido vagão refrigerado para a industria de carnes de Chicago e, em 1866 o primeiro vagão com refrigeração apropriada para frutas, também nos Estados Unidos.

O primeiro frigorífico doméstico só apareceu em 1913 e foi baptizado de  DOMELRE (DOMestic ELectric REfrigerator), mas este nome não teve sucesso e foi Kelvinator o nome que popularizou este utensílio nos EUA.

a-136

Tal como a maioria dos seus descendentes modernos, este frigorífico era arrefecido por meio de uma bomba de calor de duas fases. Outro que se tornou muito popular foi o General Electric “Monitor-Top”, que apareceu em 1927. Ao contrário dos predecessores, neste frigorífico o compressor, que produzia bastante calor, estava colocado no topo do aparelho, protegido por um anel decorativo. Foram vendidos mais de um milhão destes aparelhos, dos quais alguns ainda estão em funcionamento embora não estejam com a mesma potencia da época que foram criados.

anuncio geladeira Climax - 1970