Nascia o famoso Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

14  Maio 1984

Mark Zuckerberg (1984) é o cofundador e CEO do Facebook, a maior rede social da internet. Em 2014, o Facebook adquiriu WatsApp, um aplicativo de troca de mensagens por celular.

Mark-Zuckerberg-1

Mark Zuckerberg (1984) nasceu em White Plains, Condado de Westchester no estado de Nova Iorque, no dia 14 de maio de 1984. Filho do dentista Edward Zuckerberg e da psiquiatra Karen Kempner, desde criança mostrava interesse por computadores. Entre 1998 e 2000, estudou na Ardsley Hight School, onde se destacou em artes e culturas clássicas. Nesse mesmo período, já aprendia Programação Básica com o desenvolvedor de software David Newman e ingressou no Mercy College, onde se graduou em programação.

1486037778-mark

Durante o curso no Mercy College, Zuckerberg desenvolveu um programa de mensagens que denominou “ZuckNet”, que permitia a comunicação de todos os computadores de sua casa e também foi usado por seu pai no consultório dentário. Ao deixar a Hight Scool, ingressou na Phillips Exeter Academy. Em 2001, com 17 anos, num projecto escolar, ele criou um software capaz de rastrear as preferências musicais dos usuários on-line, que denominou “Synapse Media Player”.

mark-zuckerberg-net-worth

O Synapse chamou a atenção de diversas empresas, que lhe valeu a proposta milionária da Microsoft, que queria não apenas comprar o programa, como contratá-lo, mas Zuckerberg recusou as propostas. Em 2002, ingressou na Universidade de Harvard, onde seguiu desenvolvendo sites inovadores, ao lado de um grupo de amigos. Nessa época, baseado nas páginas com informações pessoais e fotos criadas pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, Zuckerberg ciou o “Facemash”, site que publicava fotos das estudantes e permitia os rapazes a oportunidade de votar nas mais bonitas.

Com a colaboração e o apoio financeiro de seu melhor amigo em Harvard, o brasileiro Eduardo Saverin, em Fevereiro de 2004, depois de meses de desenvolvimento, foi lançado o “Facebook”, que logo estourou em Harvard, espalhou-se por outras universidades. Quando o Facebook virou febre, ele abandonou a universidade e mudou-se para o Vale do Silício, na Califórnia. O que ocorreu a partir daí está no centro de uma polémica por ter copiado o projecto dos irmãos e por ter ejectado o amigo Eduardo do site criado por ambos.

Zuckerberg_Harvard.1521680279

Com uma meteórica trajetória, o Facebook tornou-se o maior site de relacionamentos da internet. Em 2008, quando Mark Zuckerberg ingressou na lista da Forbes, tinha 24 anos e tornou-se o mais jovem americano a compor o panteão dos mais ricos da lista. Mark Zuckerberg transformou o Facebook em uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Recusou ofertas bilionárias para vender quando o negócio começava a descolar.

No dia 19 de maio de 2012, Mark Zuckerberg casou-se com sua namorada, a médica Priscilla Chan, que conheceu durante o segundo ano da faculdade, e que desde 2010 moravam juntos. O casal teve uma filha que nasceu no dia 1 de dezembro de 2015. Nesse mesmo dia foi anunciada a doação de 99% das ações da empresa para a sua própria fundação filantrópica, a “Chan Zuckerberg”. Os valores serão doados gradativamente, ao longo de sua vida.

mark-zuckerberg-priscilla-t

O Facebook não parou de crescer, e em Fevereiro de 2014, Zuckerberg pagou 19 bilhões de dólares pelo aplicativo “Whatsapp”, que na época surpreendeu o mercado de tecnologia, mas se tornou o maior aplicativo de troca de mensagens pelo celular. O Whatsapp foi a 44ª aquisição do Facebook em quase 10 anos de vida. O Instagram também faz parte do grupo. Em 2016, o património líquido de Mark Zuckerberg foi estimado em 51,8 biliões de dólares.